Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/08/2020 às 17h50min - Atualizada em 25/08/2020 às 17h41min

O provável adeus de Lionel Messi

Segundo jornais espanhóis e argentinos, o jogador pediu para encerrar o contrato de forma unilateral e sair do Barcelona de graça

Emille Beatriz Costa - labdicasjornalismo.com
Messi comunica ao Barcelona seu desejo de deixar o clube. Foto: Reuters
Lionel Messi está decidido a deixar o Barcelona nos próximos dias. Ao menos é o que informa a emissora argentina TyC Sports. De acordo com a reportagem da TyC, o camisa dez enviou uma carta ao clube espanhol hoje (25) com a solicitação, que acontece dias depois de uma conversa com o novo técnico da equipe, Ronald Koeman. O jornal Olé diz que o argentino não digeriu bem a frase de Koeman sobre o "corte de privilégios de estrelas do time" e decidiu sair. A ESPN da Espanha confirma a informação, e o jornalista Marcelo Bechler, do canal Esporte Interativo, já tinha antecipado a notícia na semana passada. 

De acordo com o  jornal "Marca", o prazo para exercer a cláusula que permite Messi encerrar unilateralmente o contrato expirou no último dia 10 de junho. O Barcelona teria recusado a rescisão e alegado que o prazo venceu em 31 de maio. No entanto, o argentino e sua equipe acreditam que as mudanças no calendário impostas pela pandemia do novo coronavírus e a paralisação no futebol podem ajudá-lo na tentativa de romper o vínculo. Os jornais espanhóis afirmam que o Barcelona confirmou o recebimento do documento. Após convocar uma reunião urgente, o clube teria respondido Messi com um pedido para que o argentino fique e encerre a carreira na equipe catalã. 

Caso se confirme a saída nos próximos dias, há dois times favoritos para acertar com o atleta: Manchester City e Inter de Milão. Segundo Marcelo Bechler e jornal The Atletic, da Inglaterra, o desejo do argentino é atuar no time inglês e trabalhar com técnico Pep Guardiola. Os Citienz 
estão avaliando os custos para contratar Messi e trabalham com o máximo de cautela para não descumprir o fair play financeiro, medida que já acabou violando e lhe rendeu uma punição pela UEFA - o clube foi absolvido meses depois. 

O clube italiano foi o primeiro a se manifestar a respeito de uma possível contratação do argentino. Comandada por chineses, a Inter está elaborando um projeto de grandes proporções para ter o atual melhor jogador do mundo. 

Alguns jornais europeus também apontam o Manchester United, o PSG e até a Juventus, de Cristiano Ronaldo, entre os cotados para uma transferência. 

Antes mesmo de qualquer comunicado oficial, Quim Torra i Pla, presidente da Generalidade da Catalunha, publicou uma mensagem de despedida a Messi.  ​"A Catalunha sempre será sua casa. Muito obrigado por todos esses momentos de felicidade e futebol extraordinário. Tivemos a sorte de compartilhar alguns anos de nossas vidas com o melhor jogador do mundo. E um nobre atleta. Nunca o esqueceremos. Leo Messi, Cruz de São Jorge", escreveu o político. 


                                                                     Alejandro Garcia / EPA 

Maior jogador da história do Barcelona, Messi tem 731 jogos e 634 gols em 16 temporadas jogadas no clube. Conquistou, entre outros, quatro Liga dos Campeões da Europa, três Mundiais de Clubes, 10 Campeonatos Espanhóis e seis Copas do Rei e foi eleito o melhor jogador do mundo por seis vezes. 

O Barcelona passa por um processo de reformulação após a chegada de Koeman. O holandês já comunicou a Suárez e Vidal que não conta com os dois para a próxima temporada; Rakitic, Umtiti e Firpo devem seguir no mesmo caminho. Piqué, Sergi Roberto e Busquets terão seus futuros discutidos nos próximos dias. Jordi Alba fica de acordo com informações da imprensa local. 
Independente da decisão que tomar, Messi tem o apoio de ex-colegas de Barcelona. O ex-zagueiro espanhol Carles Puyol, capitão do clube catalão nos primeiros anos do argentino no time principal, usou as redes sociais para mostrar seu apoio. "Respeito e admiração, Leo. Você tem todo o meu apoio, amigo", escreveu em sua conta no Twitter

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »