08/09/2020 às 17h34min - Atualizada em 08/09/2020 às 17h30min

Setembro sempre chega: nova temporada da NFL inicia esta semana

Temporada de número 101 começa nesta quinta-feira (10)

Lucas de Almeida Andrade - labdicasjornalismo.com
Maholmes comemora o título do Super Bowl 54 Fonte: Shannon Stapleton/REUTERS
Setembro chegou!  Esta é a frase mais esperada pelos fãs da National Football Legue (NFL). Nesta quinta-feira (10) será dado o pontapé inicial da temporada 2020 do futebol americano no jogo entre Kansas City Chiefs x Houston Texans. E como manda a tradição o jogo de estreia da reunirá o atual campeão da liga, Chiefs, em jogo isolado dos demais da rodada.

A partida será realizada no Arrowhead Stadium em Kansas e contará com presença de público reduzido (22% da capacidade do estádio) por motivos de saúde publica. O jogo reunira dois dos melhore quartebacks da liga, Patrick Maholmes e DeShaun Watson, jogadores dos Chiefs e Texans respectivamente.  Os Chiefs entram em campo para defender o título, já os Texans buscam melhorar seu desempenho para chegar ao Super Bowl pela primeira vez em sua história.

OS FAVORITOS 

A temporada 2020 começa de forma semelhante ao final da última edição. Chiefs e 49ers como favoritos a retornarem ao grande final. Ambas as equipes tiveram poucas perdas em seus elencos e conseguiram boas aquisições no mercado de transferências e no recrutamento dos jogadores universitários. Não obstante, Patrick Maholmes, assinou o maior contrato da história da NFL. Sendo ele um jogador que está apenas três anos como titular de sua franquia.

Outros times que lutam para chegar ao Super Bowl são: Baltimore Ravens, Seattle Seahawks, Green Bay Packers, New Orleans Saints e Tampa Bay Buccanners. Destaque para o time de Tampa que conseguiu contratar Tom Brady o maior quarteback da história da liga além de reforços como Rob Gronkowski e Leonard Fournette. Brady optou por deixar o New England Patriots após mais de 20 anos e seis títulos pela franquia.

Podem surpreender e chegar à final, equipes como o próprio Patriots que trouxe Cam Newton para o lugar de Brady, Indianapolis Colts, Dallas Cowboys, Houston Texans e Minnesota Vikings.

De olho nos calouros

O recrutamento de jogadores universitários (Draft) desde ano mostrou que uma excelente classe ofensiva pode brilhar logo em seu primeiro ano de liga. Os quartebacks Joe Burrow, de Cincinnati Bengals, e Justin Herbert, do Los Angeles Chargers, devem iniciar a primeira rodada como titulares. Outro quarteback que gera expectativa é Tua Taigovaloa, do Miami Dolphins. O técnico da equipe de Miami já anunciou que Tua começara o primeiro jogo como reserva do veterano Ryan Fitzpatrick. Mas devido a uma carreira não muito boa de Fitzpatrick não é difícil imaginar que Tua logo seja titular.

Outros novatos ofensivos que podem aparecer muito bem esta temporada são running backs Clyde Edwards-Helaire, dos Chiefs, e Jonathan Taylor, dos Colts. Os wide receivers Jerry Jeudy, do Denver Broncos, e Ceedee Lamby, dos Cowboys, são grandes promessas de bom desempenho.

Do lado defensivo, o calouro Chase Young, edge do Washington Football, é a grande expectativa. Logo abaixo dele as promessas são: K’Lavon Chaisson, edge dos  Jaguars; Jeffrey Okudah, cornerback do Detroit Lions; e Isaiah Simmons, linebacker do Arizona Cardinals.

BRASILEIROS NA LIGA 

Há dois brasileiros nos elencos da liga: o kicker veterano Cairo Santos e o jogador de linha ofensiva Durval Queiroz Neto, o “Duzão”. Cairo estaá na liga desde 2014 quando foi contratado pelos Chiefs, onde jogou até meados de 2017, quando passou a sofre com diversas lesões. De lá para cá ele passou Los Angeles Rans, Tampa Bay e fez apenas quatro jogos no ano passado pelo Tennessee Titans.

Em 2020 o kicker brasileiro assinou com Chicago Bears para brigar com Eddy Pineiro pela posição de titular. Cairo chegou a ser cortado do time titular para o jogo de estreia, mas Pineiro se machucou e o brasileiro iniciará a partida da primeira rodada.

O caso de “Duzão” é diferente de Cairo, pois ele não passou pelo futebol americano universitário como kicker dos Bears. “Duzão” entrou na liga no ano passado através do programa internacional de desenvolvimento de jogadores. Durval atuava de forma amadora no Brasil e passou pelo processo seletivo deste programa e se tornou jogador dos Dolphins. Entretanto, o jogador brasileiro mais uma vez foi cortado do elenco principal da equipe, ficando como opção no time de treinamento da equipe de Miami.

Longa paralização e protocolos de segurança

A última partida da liga ocorreu no dia dois de fevereiro quando foi realizado o Super Bowl e o time de Kansas sagrou-se campeão da NFL ao derrotar o San Francisco 49ers. Desde então a liga entrou no seu período normal de recesso e teve tempo para trabalhar as medidas de segurança em relação ao coronavírus. Mesmo com a pandemia, o calendário da liga se manteve praticamente o mesmo tendo apenas sido cancelados os jogos da pré-temporada. Além disso, após pressão dos jogadores a liga elaborou um extenso protocolo de saúde para evitar contaminações por covid-19 durante o período de treinamento e jogos oficiais.

Segundo a própria liga, dos 58,621 testes realizados desde que as equipes voltaram a se reunir apenas dez diagnósticos tiveram resultados positivos, sendo apenas quatro de atletas. Como forma de manter a segurança durante os jogos, o número de membros das equipes na lateral do campo foi reduzido e todos deverão usar máscaras. A presença de mascotes e das cheerleaders estão vetadas.

A liga não chegou a um consenso sobre a presença de público nos estádios, mas apenas seis delas permitirão a presença de torcedores em suas arenas e todas com capacidade reduzida. As equipes são: Cleveland Browns, Dallas Cowboys, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars, Miami Dolphins e Kansas City Chiefs.

A NFL será transmitida no Brasil pelos canais Espn e terá como novidade um jogo por rodada sendo televisionado pela Fox Sports. Com a fusão entre as duas emissoras, certos eventos e funcionários estão sendo compartilhados entre os dois canais e o futebol americano será um deles.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »