Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/09/2020 às 11h47min - Atualizada em 22/09/2020 às 11h44min

Autoridades dão aval, e Flamengo e Barcelona (EQU) está confirmado

Enquanto os brasileiros sofrem com os ecos da goleada, casos de covid e pressão política, equatorianos entram em campo pela sobrevivência

Felipe Sousa
Este será apenas o quinto jogo oficial entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
A partida de hoje (22) entre Barcelona de Guayaquil e Flamengo no Estádio Monumental de Barcelona às 19h15 (de Brasília) está confirmada após uma série de dúvidas. Por volta das 15h, agentes de saúde do Equador queriam que os jogadores brasileiros voltessem para o Rio  de Janeiro imediatamente. Porém, às 16h22, autoridades equatorianas confirmaram a realização do jogo e afirmaram que o estádio está liberado. Já às 17h, a prefeitura de Guayaquil (416,6 KM de Quito) afirmou que vai esperar a decisão do ministério da saúde para confirmar ou não a partida. Tudo liberado e o jogo pôde ocorrer na hora que estava marcado.

Tudo isso mostra os contornos de dramaticidade que só a Libertadores pode oferecer. O atual campeão do torneio vive um verdadeiro inferno astral desde a acachapante goleada sofrida diante do Independiente Del Valle na última quinta-feira (17), com ebulição no cenário político de clube, sete casos positivos de covid-19 no elenco e até mesmo cancelamento de treino por vulcão. Do lado do Barcelona, o jogo é de vida ou morte após a derrota para o Junior Barranquilla por 2x1: um novo tropeço em casa pode significar o adeus ao sonho das oitavas de final.

A partida será transmitida de forma exclusiva para o Brasil pelo Fox Sports, com narração de João Guilherme e comentários de Mauro Cesar Pereira, Zinho e Carlos Eugênio Simon. A arbitragem ficará a cargo do peruano Diego Haru, auxiliado pelos compatriotas Jonny Bosio e Michael Orue. É importante ressaltar que o árbitro de vídeo não está presente na fase de grupos da Libertadores.

BARCELONA (EQU)

A partida da terceira rodada contra o Junior Barranquilla era fundamental para manter a equipe perto dos líderes do Grupo A. No entanto, a derrota em casa diante dos colombianos por 2x1 foi um desastre para as pretensões do clube na competição. Na última partida em seus domínios nesta fase de grupos, o Barcelona não pode sequer pensar em desperdiçar pontos; uma derrota diante do Flamengo significará a eliminação matemática dos equatorianos da Libertadores.

Se serve de alento para o técnico argentino Fabián Bustos, o Barcelona conta um aproveitamento de 73% desde o retorno dos jogos após a pandemia – o clube está em quarto lugar no Campeonato Equatoriano, dois pontos atrás da líder LDU. Em entrevista ao jornalista Paulo Vinícius Coelho no portal ge.globo, Bustos afirma que o Barcelona de hoje é melhor que o Barcelona que foi derrotado pelo Flamengo por 3x0 no Maracanã em março: "Estamos bem mais fortes do que quando fomos ao Maracanã, em março. Porque estávamos começando o trabalho e, mesmo com a pandemia, agora há muito mais conhecimento dos jogadores do estilo de jogo e de como pretendemos crescer", disse.

Provável escalação do Barcelona: Burrai; Castillo, Aimar, Riveros e Vallecilla; Marques, Piñatares, Martínez e Arroyo; Díaz e Angulo.

FLAMENGO

Enquanto ainda lambia as feridas da goleada de 5x0 sofrida para o Independiente Del Valle na última rodada, o Flamengo foi surpreendido com uma série de revezes em sequência: o atacante Gabriel Barbosa teve uma lesão na coxa detectada e ficou de fora da partida. No mesmo dia, o vulcão Sangay entrou em atividade e as cinzas cobriram a cidade, o que forçou o cancelamento do treino de domingo (20). E então, o golpe maior: sete jogadores do elenco foram diagnosticados com covid-19 – Isla, Matheuzinho, Filipe Luís, Diego, Michael, Bruno Henrique e Vitinho. Para compor o elenco, quatro jogadores das categorias de base do clube foram chamados às pressas para se juntarem à delegação no Equador: João Lucas, Nathan, Rodrigo Muniz e Guilherme Bala. Domènec Torrent já não contava com Diego Alves e Pedro Rocha (lesionados), além de Gustavo Henrique (suspenso).

O técnico catalão, aliás, está no olho do furacão, com correntes políticas do clube pedindo publicamente sua demissão. O vice presidente de futebol, Marcos Braz, concedeu entrevista no último sábado (19) e bancou a permanência de Torrent no comando da equipe. No entanto, não se sabe as consequências que um novo tropeço possa trazer ao futuro de Dome no Flamengo.

Provável escalação do Flamengo: César; João Lucas, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Willian Arão, Thiago Maia e Gerson; Everton Ribeiro, Arrascaeta e Pedro.

Histórico de confrontos:

Este será apenas o quinto confronto entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil na história: os brasileiros venceram duas vezes, com uma vitória dos equatorianos e um empate. O último confronto aconteceu em março deste ano, válido pela Libertadores, com vitória do Flamengo por 3x0.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »