Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/10/2020 às 16h14min - Atualizada em 01/10/2020 às 16h12min

Santos realiza Walking Tour para promover turismo no dia mundial do setor

Ação com apoio da Secretaria de Turismo reuniu cerca de 200 pessoas no último domingo

Melissa Costa - Alexandra Machado
Foto: REPRODUÇÃO/BLOG JUICY SANTOS
No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo. A data foi estabelecida pela  terceira conferência da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) em setembro de 1979. E para celebrar essa data, a Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT) realizaram, com apoio da Secretaria de Turismo de Santos, associados e guias turisticos da região, um Free Walking Tour para promover o turismo do Centro Histórico da Cidade. 

Cerca de 200 pessoas participaram da edição, que devido ao sucesso é estudada para acontecer novamente, com datas ainda a serem divulgadas pela organização. O Free Walking Tour - um passeio gratuito realizado a pé - passou por dez pontos turisticos da região: Museu Pelé e Santuário Santo Antônio Valongo, Praça Mauá, Bolsa Oficial do Café, Associação Comercial de Santos, Outeiro de Santa Catarina e Casa do Trem Bélico, Praça da Alfândega, Conjunto da Igreja do Carmo e Panteão dos Andradas, Casa de Bartholomeu de Gusmão, Praça Rui Barbosa com Igreja do Rosário e Casa da Frontaria Azulejada. 

Durante o passeio, que iniciou-se as 10h da manhã e durou aproximadamente 1h30, um guia turístico fixo informava para os participantes histórias sobre o local e a importância dele para a cidade de Santos no contexto histórico. Em entrevista para o jornal local "A Tribuna", Rosangela Cabral, 37 anos, moradora da cidade desde que nasceu, comenta ter se surpreendido com o tour. "Eu conhecia por nome a maioria dos lugares (...) serviu para ter mais noção de onde moramos e para dar mais vontade de fazer turismo na própria cidade".

Seguindo todas as regras de higiene impostas pelo governo e pela Prefeitura, como uso obrigatório de máscara e distribuição de álcool em gel, o presidente da Associação, Eduardo Silveira, explica que a ideia do projeto era exatamente esse, proporcionar ao morador de Santos, ser turista em sua própria cidade. "Ter um novo olhar sobre os locais que ele pode até saber onde ficam, mas não conhece a fundo a importância histórica e turística também".

Para William Romão Costa, diretor de produção do Dance Santos Festival, as pessoas que frequentam Santos sempre procuram a cidade devido à suas praias, porém existem outros locais que também valem a pena ser visitados. "Para quem não conhece Santos, é uma cidade mágica com inúmeras coisas a se fazer (...) uma cidade que quem vem de fora se apaixona". 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »