Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/10/2020 às 18h55min - Atualizada em 29/10/2020 às 18h59min

Os games e seus Mods

Mods não são tão simples de serem feitos...

Lucas Moreira - Editado por Fernanda Simplicio
Blog Nuuvem


Um dos campeões de mods no mundo dos games é o incrível GTA 5. Desde o Hulk ao Homem-Aranha, que vai dando soco e soltando teias por Vinewood e por que não o Sonic? Que tal o Chaves? Quem se lembra dos códigos prontos como: arma infinita e helicóptero que éramos acostumados a fazer. Quem nunca foi na Lan House apenas para pesquisar os cheats do GTA SA? Levava caderno, a caneta e anotava o quanto podia até dar uma hora ou quem tinha um pouquinho mais de moedas poderia até aproveitar jogando o próprio GTA do PC local.



Com essa viagem no tempo, você nunca se perguntou ou já se questionou como esses mods são feitos? Os carros voam só por que você apertou alguns botões ou há um mecanismo envolvido nisso?

Os MODS nada mais são do que expansões como as de jogos comuns porém gratuitos e criados por pessoas independentes, não sendo então empresas. Muitos são muito bem feitos, outros são horríveis e podem acabar com sua jogatina para sempre.
O fato de ter de pagar para obter coisas novas fora um dos fatores para os estudiosos e loucos dos vídeo games aprenderem a usar as mecânicas que estão dentro de cada game e modificá-los, acrescentar coisas dentro deles. Alguns games possuem essa liberdade para criação, outros não e tudo depende de qual game você irá modificar.

Não é fácil fazer uma modificação em um jogo, é um processo complicado pois não depende somente do modificador e sim das configurações do game, desde a script do jogo, a encriptação e formato dos arquivos são todos observados nesse quesito.
Na maioria das vezes envolvem modelagens em 3D e textura. Quando o desenvolvedor dá essa possibilidade tudo fica um pouco mais fácil. No entanto, essas modelagens irão depender de determinada ferramenta, seja ela a Unity, Unreal Engine, Maya, 3Ds Max, depende da ferramenta que a pessoa veio a desenvolver para o determinado game ou a engine.

Triste é o fato de haver diversos bugs nos mods que são verdadeiras obras primas! Por serem feitos apenas por jogadores ou até algo um grupo deles não é realmente criado pelos criadores. Se eles mesmos que criaram tal game e o mesmo já apresenta bugs, como Skyrim, um jogo magnifico mas repleto de bugs e também de criadores que modificam o game não acertam e trazem junto com eles vários bugs nos mods. Como por exemplo o urso rockeiro.


 

REFERÊNCIAS:
O que é MOD?. Canal dos Bastidores. 30 de Ago. de 2016. Disponível em: https://bit.ly/31mP2uT. Acesso: 19 de Out. 2020.

MOA, jogos eletrônicos. Wikipédia. Jun. de 2019. Disponível em:. https://bit.ly/37mVsya. Acesso em: 19 de Out. 2020.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »