Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/10/2020 às 00h27min - Atualizada em 20/10/2020 às 00h25min

Moda nos anos 40 é influenciada por Segunda Guerra e falta de materiais

Durante esse período, algumas mudanças ocorreram na Indústria da moda

Larissa Varjão - Editado por Larissa Barros
Reprodução
A Segunda Guerra Mundial causou um forte impacto no mundo todo, deixando marcas que sempre serão lembradas. Durante esse período, algumas mudanças ocorreram na Indústria da moda. Entre elas, as mulheres tiveram que adaptar o modo de se vestir.

Devido à guerra, a ausência de pessoas era comum nesse período, havendo então a falta de mão de obra e consequentemente de materiais. De acordo com o site Democracia Fashion, a falta de tecidos levou as mulheres a buscarem outros tecidos como viscose e fibras sintéticas.

Além disso, elas passaram a ter cabelos mais longos e usarem lenços, grampos e cachos já que não os cortavam com tanta frequência. Os calçados não ficaram de fora, e começaram a ser usados com uma sola de madeira, ganhando espaço pelo seu baixo custo.

Segundo o Almanaque da Folha, as meias finas também sumiram e foram substituídas por modelos soquetes e pernas nuas. Durante essa época, o interesse por chapéus cresceu e surgiram muitos modelos em tamanhos diferentes.

Vale destacar que o “read-to-wear” (pronto para usar), a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, se desenvolveu. Os pedidos podiam ser feitos em qualquer lugar e entregues em 24 horas. Nesse contexto foi criado os conjuntos, em que as peças podiam ser combinadas entre si.

As calças também passaram a ser mais usadas, já que muitas mulheres usavam bicicletas para se locomoverem. O estilo estava bem mais simples e prático, levando em consideração as tarefas adicionais que as mulheres teriam que dar conta.

Por conta do período de guerras, as roupas apresentavam cortes retos e tinham características militares como ombros arredondados, cintos, mangas largas, casacos, botões, bolsos e cores sóbrias. Para dar um toque de feminilidade eram adicionados aos looks corpetes e cintos.

De acordo com a Digitale Têxtil, nos anos 40 o estilista francês Louis Réard criou o modelo Hot Pants, uma tendência atualmente. Além disso, ele também introduziu um modelo de biquíni para a época. Já no pós-guerra, a moda passou a ser simples e prática. Apesar disso, o francês Christian Dior apresentou sua primeira coleção “ New Look”, em 1847. Saias rodadas, cintura fina, luvas, sapatos de salto alto e ombros faziam parte dos modelos. Aos poucos, Isso dispersou a volta por luxo e sofisticação nas mulheres e tomou conta dos anos 50.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »