26/11/2020 às 23h00min - Atualizada em 26/11/2020 às 22h44min

Federação Paulista de Futebol suspende Copa São Paulo de 2021

Principal torneio da base é adiado por conta da pandemia do coronavírus

Cristian Moraes Rocha - editado por Stefany Cardoso
Imagem: Divulgação/Internacional

A Federação Paulista de Futebol (FPF), emitiu um comunicado no seu site oficial e nas redes sociais, para anunciar que a próxima edição da Copinha, não ocorrerá em 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus.

No comunicado o presidente da federação Reinaldo Carneiros Bastos, informou que a realização do evento é inviável, pois não se tem tempo suficiente para organizar, “Intensa dor, sobretudo pelos sonhos dos jovens atletas que vêem na Copinha a primeira grande oportunidade para se tornar jogador profissional.” disse Reinaldo. Entretanto, a federação decidiu tomar atitude semelhante a do Comitê Olímpico em relação a idade dos jogadores na modalidade do futebol, e com isso, atletas nascidos em 2001 poderão disputar o torneio. Vale lembrar que somente atletas da categoria sub-20 podem participar do torneio, e a idade mínima é 15 anos.

Sendo realizada desde 1969, a copa reuniria 128 clubes de todos os estados do país. Na edição deste ano, o campeão foi o S.C Internacional, que bateu nos pênaltis o seu maior rival Grêmio na grande final. O maior campeão é o Corinthians com dez títulos, depois vem o Fluminense e o próprio Internacional com cinco conquistas cada, o São Paulo aparece logo após com quatro taças.

Títulos da Copa São Paulo por clube

Corinthians 10
Fluminense 5
Internacional 5
São Paulo 4
Flamengo 4
Santos 3
Atlético-MG 3
Ponte Preta 2
Nacional-SP 2
Portuguesa 2
Juventus 1
Cruzeiro 1
Guarani 1
Vasco 1
América-SP 1
América-MG 1
Lousano Paulista-SP 1
Roma Barueri-SP 1
Marília-SP 1
Santo André-SP 1
Figueirense 1


Confira na íntegra a nota oficial da Federação:

"Torcedores e torcedoras, a Copa São Paulo de Futebol Jr., disputada desde 1969, é um dos maiores orgulhos do nosso futebol. Marca em todos os anos o início da temporada do futebol brasileiro e é o nascedouro dos nossos maiores craques. Não há competição de base no mundo que reúna tanta relevância, competitividade, visibilidade, paixão e sonhos.

A cada ano, todo o time da Federação Paulista de Futebol se mobiliza para organizar 255 jogos em 24 dias, reunindo 128 times de todos os Estados do Brasil. São mais de 3.800 jovens atletas que jogam em busca de um sonho. São longas viagens e 31 municípios paulistas envolvidos numa complexa logística de alojamento, alimentação e organização.

É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia de Covid-19. Desde agosto, a FPF vem conversando com autoridades médicas, do Governo de São Paulo, de prefeituras e dos clubes para viabilizar a realização da Copa São Paulo 2021. A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida.

Assim, a FPF comunica que tomou a dura decisão de suspender a realização da Copa São Paulo 2021. Esta medida nos provoca imensa dor, sobretudo pelos sonhos dos jovens atletas que vêem na Copinha a primeira grande oportunidade para se mostrar ao mundo do futebol. Nos solidarizamos não apenas com os jogadores, mas também os jovens árbitros, jornalistas e torcedores que, assim como nós, cultivam enorme carinho pela Copinha. Agradecemos aos patrocinadores e parceiros de mídia por entenderem essa difícil atitude. Nos resta a certeza da compreensão desta decisão, que coloca em primeiro lugar a saúde e os cuidados de segurança e isolamento. Por fim, com intuito de preservar os sonhos de uma geração que não poderá disputar a Copinha em 2021, a FPF permitirá, na próxima edição da competição, que atletas nascidos em 2001 possam disputar o torneio."

Obrigado, Reinaldo Carneiro Bastos, Presidente da Federação Paulista de Futebol


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »