03/12/2020 às 10h53min - Atualizada em 03/12/2020 às 10h50min

Saiba dicas para escolher próximo destino de final de ano

Empreendedora fala sobre destinos mais procurados para final de ano e ações a serem feitas no momento de planejar viagem

Juliana Neves - Alexandra Machado
Foto: Freepik
Após muito tempo dentro de casa, em tempos de isolamento social, as pessoas estão voltando a organizar viagens. E, agora, os turistas estão escolhendo destinos para a diversão nas festas de final de ano. “Estão procurando destinos próximos aos grandes centros ou ligados à natureza e os turistas ainda estão preferindo fazer o deslocamento de carro, por isso, os destinos próximos às cidades estão entre os mais buscados. É possível perceber um aumento relevante no número de buscas por destinos próximos aos grandes centros, por exemplo Campos do Jordão e Ilha Bela, em São Paulo; Búzios e Paraty, no Rio de Janeiro; e Capitólio e cidades históricas, em Minas Gerais”, explica Renata Franco, fundadora do Pinguim APP.
 
Afinal, viajar para as pessoas, ainda este ano, pode ter significado de suprir a necessidade de descansar e a vontade por conhecer novos lugares. No entanto, segundo a empreendedora, “é muito importante manter-se em segurança e estar sempre atento para evitar aglomerações. Por isso, recomendamos cuidados especiais ao selecionar o destino, optando por aqueles que priorizem as atividades ao ar livre e na seleção da hospedagem, atrações e restaurantes/bares para serem frequentados”.
 
Diante deste cenário, Renata aponta algumas dicas para escolher o destino da próxima viagem:

Destinos de natureza
Em primeiro lugar, é preciso evitar o risco de aglomerações. Destinos de natureza e atividades a céu aberto estão entre os mais buscados. Pense em ir para Amazônia, Capitólio, Lençóis Maranhenses, Alter do Chão. Vale lembrar também que pessoas do grupo do risco, como idosos e pessoas com comorbidades, ainda devem evitar viagens.
 
Analise a hospedagem
A maioria dos hotéis e pousadas tem seguido rigorosos padrões sanitários. Questione os processos de limpeza nas dependências e também a forma como são servidas as refeições, já que muitos hotéis têm optado por oferecê-las à la carte, no quarto. Além disso, atente-se ao uso de piscina, academia e restaurante, talvez sejam exigidas reservas prévias. Quando chegar ao hotel, observe se os funcionários e outros hóspedes estão usando máscaras.
 
Prepare a sua mala
Além de estar de olho no destino e no hotel, é importante que o viajante prepare sua mala com cuidado, incluindo itens básicos de segurança e higiene, como as máscaras (pelo menos uma por dia para viabilizar a troca) e o álcool gel 70%. Lembre-se que viagens de avião costumam limitar a quantidade em 500 ml para voos nacionais e 100 ml para voos internacionais. As companhias geralmente não permitem o embarque de álcool líquido.
 
Atenção ao horário
Não é novidade que os viajantes precisam estar atentos aos horários de partida de voos e ônibus. No entanto, ocasiões de grande movimento, como final do ano, aliadas ao rígido controle sanitário exigido por uma pandemia, podem fazer o tempo de embarque demorar mais. Se possível, no caso de viagens aéreas, faça o check-in online. Além de ganhar tempo, você evita o contato desnecessário com outras pessoas.
 
Seguro-viagem
Contratar um seguro-viagem que proteja você em qualquer lugar do mundo é muito importante. Antes de fazer a compra, confira se a apólice cobre possíveis gastos com saúde relacionados a pandemias.
 
Confira se é possível remanejar as datas
Fronteiras e atrações estão em constante movimento de abertura e fechamento. Para evitar contratempos em caso de cancelamento, confira se sua passagem e hospedagem permitem remarcações.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »