Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/01/2021 às 01h02min - Atualizada em 15/01/2021 às 00h55min

Brasiliense e Gama são eliminados e permanecem na Série D

Sem os dois representantes na disputa, Distrito Federal soma mais um ano sem subir no Campeonato Brasileiro

Ludmilla Dias - editado por Wesley Bião
Os rivais foram eliminados da Série D do Campeonato Brasileiro (Foto: Igo Estrela/Metrópoles)

O ano de 2020 terminou amargo para duas equipes do Distrito Federal: Brasiliense e Gama. Com excelente rendimento na primeira etapa da Série D do Brasileirão, os times enfrentaram problemas internos, como atraso de pagamento e rescisões de contratos, que resultaram nas eliminações (Jacaré nas oitavas de final e Alviverde na segunda fase), junto com elas, a chance de subir para Série C e representar o Quadradinho em 2021 foi embora.  

 

Resta aos dois times aprender com o que não deu certo e focar nas próximas disputas. Na primeira delas, Brasiliense e Gama jogam pela Copa Verde 2020, que precisou ser adiada por conta da pandemia e começa agora em janeiro. Essa competição garante ao vencedor uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil 2021 e reúne times das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo. 

 

BRASILIENSE

 

Embora tenha apresentado o melhor desempenho geral da primeira etapa da Série D, a equipe foi eliminada em casa, durante a disputa pelas oitavas de final. Devido a  vantagem do rival Mirassol, que venceu por 4x0 no jogo de ida, a vitória dos brasilienses por 2x1 no jogo de volta não salvou o Jacaré da desclassificação. Pelo terceiro ano consecutivo e pela quarta vez na história pela Série D, a equipe não caiu antes das classificatórias.  

 

Os reforços que chegaram no meio da competição, como o jogador Carlos Eduardo, meio-campista revelado pelo Grêmio, devem permanecer no elenco. Em janeiro, o clube já contratou dois jogadores: o atacante Michel Platini e o meio campo Tobinha. Na primeira partida do ano, no dia 20 deste mês, o time enfrenta o Vitória-ES pela Copa Verde 2020, que terá jogos eliminatórios até as oitavas-de-final devido ao atraso para o início da competição. 

 

GAMA 

 

A equipe teve um 2020 polêmico. Começou vencendo o Campeonato Candango, sendo bicampeão e apresentou ótimo aproveitamento pela Série D, mas em outubro o desempenho começou a cair devido a uma grande crise financeira. Os jogadores estavam há oito meses com salários atrasados e entraram em greve. Em novembro, o time perdeu o principal patrocinador desde 2018, a empresa GoalManage e o capitão e zagueiro Emerson não renovou o contrato e foi para o Juventude. Além desse jogador, o Gama também perdeu os atacantes Nunes, Malaquias e Wanderson, o lateral Amaral e o meia Vitor Xavier. O técnico Vilson Taddei também se despediu do clube e foi para o rival Brasiliense.

   

Após o empate de 2x2 no jogo contra o Goianésia, o Alviverde precisava vencer para seguir na competição e tinha a vantagem de jogar em casa, no estádio Bezerrão, mas perdeu por 2x1 e foi eliminado da Série D na disputa por uma vaga nas oitavas de final. Com o resultado, o time foca na Copa Verde e joga contra o Santos-AP dia 20 de janeiro. Se apresentar bom desempenho a equipe pode conquistar patrocinadores e garantir um ano mais estável ao elenco. As outras competições que o clube tem pela frente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »