Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/05/2019 às 18h21min - Atualizada em 16/05/2019 às 18h21min

Real Gabinete Português de Leitura: literatura e história em um só lugar

Saiba porque a biblioteca deve estar em seu roteiro de passeio ao Rio de Janeiro

Alexandra Machado - Editado por Jéssica Belo
Felipe Varanda
Foto: Blog Apaixonados por Viagens

Foto: Blog Apaixonados por Viagens

Foto: Blog Apaixonados por Viagens

Nos arredores da Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, que abriga diversas construções do período colonial, uma em particular e não muito conhecida deveria chamar a nossa atenção: o Real Gabinete Português de Leitura.
Considerado em 2014 pela Revista americana Time como a quarta biblioteca mais bonita do mundo, foi fundada no século XIX pela princesa Isabel. O espaço possui arquitetura neomanuelina e fachada inspirada em um mosteiro de Lisboa, em Portugal; a beleza do local nos permite fazer uma viagem na história do antigo gabinete.

História

Um grupo de portugueses vieram refugiados ao Brasil ainda na época do Império. Aqui, eles tinham o desejo de disseminar e preservar a cultura lusitana através da literatura. No princípio, o gabinete não ficava no centro do Rio, mas o acervo cresceu tanto que Dom Pedro II iniciou a construção do espaço atual no ano de 1880, que posteriormente foi inaugurado em 1887.
A biblioteca só foi aberta ao público oficialmente no ano de 1900. No total, mais de 350 mil obras – não só portuguesas, mas também brasileiras e estrangeiras – fazem parte da coleção da biblioteca. Obras raríssimas e algumas originais estão guardadas lá, como 'Os Lusíadas', de Luis de Camões.
Grandes nomes da literatura brasileira pisaram por lá, como Machado de Assis, Olavo Bilac e João do Rio. Inclusive, as cinco primeiras sessões oficiais da Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis, foram realizadas lá.
 
                                  
'Os Lusíadas' de Luis de Camões
 
                                  
Fotos: Blog Apaixonados por Viagens

Praticamente todo o acervo está disponível para leitura, basta fazer uma carteirinha de acesso. O Real Gabinete Português de Leitura também oferece cursos gratuitos de história, literatura, artes, linguística e antropologia voltados para estudantes universitários, palestras e congressos.

O roteiro é um passeio perfeito para os dias de chuva na cidade! A biblioteca está localizada na rua Luís de Camões, número 30, no Centro da cidade do Rio de Janeiro e funciona de segunda à sexta, das nove horas da manhã às seis da tarde. Agora, é só se programar e viajar no paraíso dos livros!
 
               
Foto: Biblioo
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »