Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2021 às 17h01min - Atualizada em 10/02/2021 às 15h51min

Suécia tem primeiro shopping voltado para compra de produtos usados

O local foi planejado para despertar a prática do consumo consciente nos habitantes do país

Maria Eugênia Vaccari Padilha - Thayane Souza
Divulgação/ReTuna/Reprodução

O primeiro shopping center totalmente voltado para venda de produtos considerados de segunda mão, ReTuna Återbruksgalleria, está localizado em Eskilstuna, na Suécia, ao lado do centro de reciclagem Retuna Återvinningscentral, e abriu suas portas em 28 de agosto de 2015. Além de ser de ter sido desenvolvido para incentivar a prática de reciclagem e consumo consciente, o local é voltado 100% para venda de produtos já usados.

A cidade de Eskilstuna faz um grande esforço para se promover a um “modelo verde”, e reduzir o impacto negativo de seus habitantes ao meio ambiente. Por esse motivo, o ReTuna, foi criado com o objetivo de propagar as ideias de sustentabilidade e economia circular, e conta com doações públicas de roupas, brinquedos, móveis e eletrônicos que não serão mais usados, para seu funcionamento.

O morador da cidade pode deixar sua doação passando pelo drive-thru que existe no depósito do shopping ( o chamado “Returnen”), onde os funcionários separam o que pode ser utilizado, ou o que deve permanecer no depósito para ser reciclado. Após a primeira etapa os itens são direcionados às lojas, onde são restaurados, aperfeiçoados e vendidos. 


No ano passado, o shopping foi nomeado pelo Guinness Book como o primeiro centro comercial center apenas para itens reparados, reciclados e restaurados. Ao todo, o local administrado pela empresa municipal de energia da Suécia, Eskilstuna Energi och Miljö (EEM), conta com 14 lojas, uma área de exposição, programas voltados ao ensino de práticas de reciclagem aos visitantes e um restaurante somente com opções orgânicas.

Segundo o retuna, o centro de compras que funciona através do reparo e do upcycling dos itens doados, gera mais de 50 novos empregos, e em 2018 alcançou 11,7 milhões de coroas suecas (moeda local) em vendas de produtos reciclados. Além disso, ele também disponibiliza visitas pagas guiadas presencialmente ou em formato digital. Para conhecer um pouco mais a proposta do shopping e o funcionamento do local mais de perto você pode conferir o site oficial. (Clique aqui).

 


 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »