Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/05/2019 às 14h59min - Atualizada em 18/05/2019 às 14h59min

Food trucks são novidade em Atibaia

Com o crescimento da procura por estes estabelecimentos, a cidade ganha novos atrativos para uma boa refeição

Lucas Moreira Machado - Editado por: Michelle Ariany
Food Truck Ox Burguer Gourmet Premium em Atibaia/SP - Foto: Lucas Moreira Machado
Atibaia, localizada a cerca de 66km da capital paulista, está crescendo, novos restaurantes e lanchonetes surgem na cidade e regiões vizinhas. O que se tornou um ganho para a população que agora conta uma boa variedade na gastronomia do município. Com seu aspecto antigo, casas com suas histórias preservadas pelas fachadas fazem de Atibaia uma linda cidade. Com essa ascensão gastronômica, movimentando e transformando o cenário na região, alguns estabelecimentos vêm se destacando e não são lanchonetes e restaurantes tradicionais e sim Food Trucks - espaços móveis que transportam e vendem comida.  Destaque para o OX Burguer, um dos food trucks mais conhecidos da região central da cidade. 

O empreendedor de 50 anos, Carlinhos Chister, proprietário do food truck, nasceu em São Paulo, onde cresceu e se formou em gestão pública e administração, em 1997 fundou sua empresa de fotolito. Carlos conta que era cansativo, lembra que qualquer hora do dia ou da noite ele precisava fazer seu trabalho. Um belo dia, acordou com uma vontade de mudança, pois já não aguentava mais, queria ter uma melhor qualidade de vida para ele e família. Ao convite de seu pai, mudou-se para Atibaia.
 
Sua relação com gastronomia, começou quando chegou a Atibaia, fundou uma cafeteria frequentado por muitos moradores da região. Carlinhos era autodidata na cozinha, fazia comidas mexicanas, japonesas e árabes, porém algo o atraía nos hambúrgueres. Ele gostava desse lance de lanches e então estudou a culinária do hambúrguer de um modo aprofundado, desde pães a blends – combinação de ingredientes - de molhos, etc. “No Brasil tudo é difícil empreender. A questão não e só financeira, precisa fazer uma pesquisa no mercado, se você não tiver um conhecimento básico sobre o que quer para sua empresa acaba fechando por falta de conhecimento, pela dificuldade. O risco é muito menor de empreender em um food truck do que um restaurante por exemplo”. Conta o empreendedor Carlos Chister.
 
Além dos famosos blends de carne, Carlinhos também trabalha com hambúrgueres vegetarianos na intenção de agradar os dois públicos. Chister diz também que pessoas têm esse ritual de sair para conhecer hambúrgueres, por exemplo, “o cara que gosta muito do hambúrguer e a namorada é vegetariana, para não perder o cliente a gente faz os dois tipos”, relata o empresário. No preparo do hamburgueres veganos, os ingredientes principais são grão de bico e berinjela. “Você tem que ser criativo no comércio, estou há um ano e meio no ramo de hambúrguer”, ressalta Carlos. Já os não vegetarianos ou veganos, tem além do hambúrguer de carne tradicional, há o de angus e gado Nelore.
 
Carlos Chister pensou muito antes de montar seu negócio com lanches, ele pensou sobre o charme do food truck, todo seu diferencial e aderiu o negócio e está há um e meio vendendo. Ele pensa em montar algo maior em um curto período, mas sem descartar o truck. Antes de montar o food truck, chegou a vender hambúrguer por quilo congelado e embalado a vácuo individualmente. “Imaginei que daria muito certo, eu tinha um produto de excelência, mas as pessoas compravam e não sabiam fazer corretamente pela falta de conhecimento. Foi assim que surgiu o food truck. Onde que pensei que daria certo não deu e onde daria certo eu não tinha pensado”, conclui Carlinhos.

Os blends
 
O blend é praticamente a identidade do lugar, uma questão de gosto e cada hamburgueria tem seu “carro chefe” e a forma de preparo é sigilo total, para manter o diferencial do seu negócio. Ao ser perguntado o que considera como Gourmet, termo que se popularizou no segmento, o proprietário da Ox Burguer diz que considera gourmet pela qualidade dos seus produtos, pela maionese caseira, os pães que são diferentes. “Viemos com uma proposta diferente do mercado, ser um diferencial entre as outras. Hambúrguer é arte. Por isso a qualidade dos produtos é primordial”, diz Carlos. Na cidade de Atibaia, aproximadamente há quatro hamburguerias com esse sistema gourmet.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »