Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/03/2021 às 15h04min - Atualizada em 12/03/2021 às 14h53min

Conheça alguns videogames de franquias clássicas de RPGs de mesa

João Martinez - Editado por Ana Terra

RPG ou Role-playing game são jogos de interpretação de papéis, onde os jogadores criam seus personagens e interagem com o mundo criado por outro jogador, o “mestre”. Criado nos anos 70, os RPGs explodiram nos Estados Unidos e mundo afora. Não demorou muito para suas mecânicas serem implementadas nos jogos eletrônicos. Apesar de terem influenciado grandes jogos aclamados como Skyrim, The Witcher, Dragon Age e Mass Effect, os jogos que vieram de franquias já existentes no RPG de mesa, não possuem a mesma fama.

Durante os anos, dezenas de jogos foram lançados tendo como base sistemas ou histórias de RPG. Nem todos se destacaram na indústria e entre os fãs, mas outros chamaram a atenção por sua fidelidade às histórias, mecânicas e qualidade gráfica. A seguir alguns dos jogos que foram baseados em franquias de RPG de mesa. Recentemente tivemos o lançamento de Cyberpunk 2077, que foi baseado no RPG Cyberpunk 2020, mas ele já teve bastante atenção, por isso vou focar em alguns mais antigos.

Baldur´s Gate

A cidade de Baldur´s Gate é uma das mais famosas em D&D, sendo localizada no cenário de Forgotten Realms. Em 1998, a Bioware lançou o jogo Baldur 's Gate, ele usava versões simplificadas de Advanced Dungeons and Dragons. O game tinha foco na exploração e ação, além de trazer o combate por turnos e que podiam ser pausados para que o jogador escolhesse qual a melhor estratégia no momento. Essa mudança se tornou uma das mais características da Bioware, tendo seu ápice em Dragon Age. Baldur´s Gate recebeu diversas expansões e versões, além de duas sequências, sendo a última Baldur´s Gate 3, lançada em 2020.

Neverwinter
Em 2002 foi lançado Neverwinter Nights, um RPG desenvolvido pela Bioware que usava as regras do D&D para a criação de personagens e combates. Apesar de ter tido alguns problemas no lançamento, o jogo fez bastante sucesso, principalmente pelo seu editor de mapas, que permitia a comunidade criar e compartilhar suas próprias campanhas. Neverwinter Nights recebeu três expansões, uma versão especial e uma sequência.

Ainda em Neverwinter, foi lançado em 2013 um MMORPG intitulado Neverwinter, localizado na cidade de mesmo nome. O jogo não tem tanta fama quanto seu concorrente World of Warcraft, mas possui uma legião de fãs por usar as regras do RPG de mesa, assim como o jogo mencionado anteriormente. Ele possui atualizações constantes da empresa e as novas aventuras lançadas para D&D possuem versões no jogo. Neverwinter é gratuito e uma ótima opção para quem está procurando um MMORPG para jogar com os amigos.

Shadowrun

Saindo de D&D temos Shadowrun. Um jogo de cyberpunk e fantasia lançado em 1993 para Super Nintendo, que teve como base o RPG de mesa de mesmo nome. O game é um RPG de ação com visão isométrica, sendo um dos pioneiros em implementar um estilo noir nos videogames. Apesar de ser um sucesso de críticas e, hoje, ser considerado um jogo a frente de seu tempo, Shadowrun não foi muito bem nas vendas. A franquia lançou novos jogos, esses sim, foram bem recebidos tanto por críticas quanto por fãs e exploram cenários diferentes, mas todos com a temática futurista de cyberpunk. O último lançamento foi Shadowrun: Hong Kong em 2015.


Vampire: The Masquerade - Bloodlines

Outro gigante dos RPGs de mesa que teve sua adaptação feita para os videogames foi Vampiro: A máscara. O jogo de horror gótico coloca os protagonistas na pele de vampiros, monstros dominados por uma incessante sede por sangue. Lançado em 2004, Vampire: The masquerade - Bloodlines  usa a mesma tecnologia gráfica de Half-life 2. Nele o jogador pode escolher um dos clãs disponíveis, essa escolha interfere na maneira como o jogo pode ser jogado, alterando poderes e habilidades. Hoje o jogo é considerado um cult, mas na época recebeu críticas mistas. Uma sequência está sendo produzida, Bloodlines 2 já teve gameplay divulgado e teaser, mas foi adiado duas vezes, sendo a última em fevereiro de 2021.

Call of Cthulhu

Um dos mais famosos e importantes contos de terror, também dá nome a um dos mais famosos  sistema de RPG e a um jogo lançado em 2018. Publicado pela Focus Home Interactive, o jogo contou com autores do RPG ajudando na produção da trama. Ele foi muito mais inspirado em cenários e estilos de aventuras do jogo de mesa do que no conto original.
 

REFERÊNCIAS:
VINHA, Felipe. “D&D: conheça os jogos que usam as regras do clássico RPG de mesa”. Techtudo, 2019. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/11/dandd-conheca-os-jogos-que-usam-as-regras-do-classico-rpg-de-mesa.ghtml>. Acesso em 08 de março de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »