Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/03/2021 às 10h50min - Atualizada em 19/03/2021 às 09h01min

O processo da globalização tecnológica

Comunicação e inovação por meios tecnológicos

Luís Mário Miranda de França Ferreira - Editado por Manoel Paulo
Brasil Escola/Divulgação
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural em escala mundial, ou seja, afeta todos os continentes, fazendo que o mundo todo seja envolvido numa corrente de integração social. Um bom exemplo é o Universo Cinematográfico Marvel, criado pela Marvel: histórias de heróis, criados nos Estados Unidos, que afetaram o mundo todo.
 

Mas o processo de globalização nos dias atuais, ganha outras vertentes de expansão. Quando se fala de tecnologia integrada a esse conceito, se tem uma ideia resumida do que realmente é. Comunicação intercontinental, internet, pesquisas científicas avançadas, tecnologia de mobilidade e exploração... tudo isso são processos tecnológicos que, rapidamente, se tornaram globalizados. 

 

Um dos maiores marcos da tecnologia é a internet. Desde a sua criação, nos anos 1969, a internet vem ganhando força numa escala global, se renovando constantemente. Podemos dar o exemplo atual do Brasil e do mundo: quando a pandemia ocasionada pelo coronavírus começou, o jeito de se adaptar e tentar seguir com a vida “normalmente” foi usar a videoconferência para poder trabalhar e estudar.  Assim, conseguimos interagir e se manter perto mesmo sem poder. 

 

Essa é uma das redes de comunicação proporcionadas pela internet e que globalizou o planeta. Outras contribuições podem ser citadas: 

 
  • Computadores avançados que facilita investimentos e movimentações financeiras no mundo inteiro;

  • Crescimentos de empresas multinacionais e de pequenas empresas, que podem ser controladas de qualquer lugar; 

  • A constante circulação de informação;

  • Comunicação intercontinental, onde uma pessoa pode conversar com qualquer outra pessoa do mundo;

 

Apesar de toda inovação tecnológica que já temos, ainda falta mais a ser desenvolvido e descoberto, essa é uma das característica do processo tecnológico, nunca se dá por satisfeito. E, assim como vemos hoje, essa ferramenta tem uma grande facilidade de adaptação e de mudar o ambiente onde está inserida. O que isso significa? Tomemos com exemplo a tecnologia aplicda na medicina. O novo cenario digital possibilitou à medicina mais praticiadade, assim ficou menos complicado diagnosticar doenças, por exemplo. De certa forma, mudou o jeito de fazer medicina e, mesmo com tanto avanço, ainda é necessário muita pesquisa e estudo para ampliar os horizontes.

Provar das avanços tecnológicos possibilitado pela globalização, é um caminho sem volta. Por mais que tenhamos a noçao de que a tecnologia e a democratização caminhem juntas, é uma realidade ainda distante. Parece ser algo absurdo, mas ainda há cantos no mundo que não têm acesso a mais simples tecnologia que existe.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

Globalização Tecnológica: panorama atual. Cia Web Sites, 2019. Disponível em:<https://www.ciawebsites.com.br/tecnologia/globalizacao-tecnologica-panorama-atual/> Acesso em: 18 de março de 2021.

 

GOBIRA, João. Qual a importância da inovação tecnológica. StartSe, 2020. Disponível em:<https://www.startse.com/noticia/nova-economia/qual-a-importancia-da-inovacao-tecnologica >. Acesso em: 18 de março de 2021. 


Globalização, tecnologia e saúde. Telemedini Summit, 2019. Disponível em:<http://telemedicinesummit.com.br/artigo/tecnologia-e-saude/>. Acesso em: 18 de março de 2021. 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »