Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/05/2019 às 15h23min - Atualizada em 27/05/2019 às 15h23min

O Diabo Veste Prada, guia para a vida ou apenas um filme?

Daniela Mascarenhos




A indústria cinematográfica vem apresentando inúmeros avanços nas últimas décadas, o que não é surpresa para ninguém. Porém, são poucos os filmes que marcam vidas e de alguma forma se tornam atemporais, um exemplo desse fenômeno é o filme “O Diabo Veste Prada”, de David Frankel lançado em 2006.





O drama/comédia romântica gira em torno de Andy (Anne Hathaway), uma recém-formada em jornalismo que consegue o emprego dos sonhos de qualquer garota, na mais importante revista de moda de Nova York, Runaway Magazine , aonde conhece sua chefe Miranda Priestly (Meryl Streep) e percebe que ser a secretária da principal executiva da revista, não seria tão simples quanto pensou. Ao mostrar as dificuldades de Andy em ter que se encaixar e se adaptar á sua nova atmosfera, muitas pessoas viram sua própria realidade em seu ambiente de trabalho, o filme logo se tornou uma sensação e até hoje se ouve falar dele entre estudantes de jornalismo e profissionais da área.

Por se tratar de um mercado disputado em uma cidade aonde a qualquer momento alguém pode te substituir, o longa traz lições tanto profissionais quanto pessoais, até para quem não está inserido nesse ramo. Pensando nessa possibilidade, um formulário lançado pelo Docs.google reuniu respostas de 15 pessoas de diferentes faixas etárias e profissões que responderam a perguntas sobre o filme.

Dentre essas 15 pessoas 66,7% assistiram ao filme duas vezes ou mais e 33,3% apenas uma vez. Já quando a pergunta foi sobre o filme ser atemporal, 86,7 % marcaram que sim e 13,3% deram resposta negativa. Apenas 14 pessoas responderam quais mensagens perceberam durante o filme e se perceberam alguma, as respostas variavam entre batalhar para se ter sucesso e persistir naquilo que acredita ser importante para si.

 
A jornalista e professora Daniele Mei, comentou, sobre como o filme pode passar lições para a área de jornalismo e até mesmo para outras profissões, como você ter que se adaptar ao seu novo ambiente e também saber lidar com seu chefe, que muitas vezes pode não ser aquela pessoa que te apoia e age como um verdadeiro líder, ensina a lidar com as críticas do dia a dia. Ainda sobre adaptação, Daniele acrescenta “(...) as vezes a gente vai estar em uma profissão ou ter que cobrir uma matéria que a gente não curte ou não entende muito bem, então nesse sentido a gente vai ter que se informar. (...) eu acho que é uma das riquezas que a gente tem na nossa profissão e até uma oportunidade, porque vai ser difícil você encontrar uma profissão que você consiga lidar com tantos assuntos ao mesmo tempo e de uma forma que assim que você consiga se aprofundar naquele tema”.

A pesquisa mostrou, como os filmes tem deixado de ser apenas imagens sendo reproduzidas em tela, ao reunir pessoas com diferentes realidades e profissões, que tiveram experiências próximas mesmo sem perceberem que estavam captando lições. Desde comédia romântica até ficção, qualquer filme pode conter uma mensagem importante se dado á devida atenção á ele.


Editado por Bruna Santos 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »