Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/04/2021 às 15h33min - Atualizada em 03/04/2021 às 15h15min

Artista muda a própria realidade com desenhos realistas

David Gabriel superou a depressão com a ajuda da arte.

Paulo Victor Alves dos Reis - Revisado por Isabela dos Santos
David Gabriel, 25 anos, se dedica aos desenhos realistas. (Foto: Arquivo Pessoal)
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche em sua obra O Nascimento da Tragédia ressaltava que a vida é uma constância de criar e recriar sem uma teologia pré-definida. E consequentemente por esse aspecto que a arte expressa de maneira clara o que é a vida. Contudo, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem finalidade além da própria criação. Gerando um processo de superação de si mesmo.
 
O artista da cidade de Bertioga, David Gabriel, 25 anos, vem ganhando grande destaque na região com seus desenhos realistas, em comparação com a obra de Nietzsche, o artista está no processo de superar a depressão de três anos, evoluindo suas obras, por meio de criar e recriar-se.

Conhecendo o artista

O contato do David com arte começou aos 3 anos, quando via os desenhos do seu tio na parede do quarto dele. Mas a prática começou entre os 5 e 6 anos.

Como todo artista tem sua marca registrada, decidiu adotar o realismo em seus desenhos. “Em 2010, comecei a fazer retratos, porém só em 2014 conheci o realismo. Em 2015, começou meu aprofundamento, pois achei a ideia incrível
 de fazer desenhos como fotos” ressalta o artista.

As principais referências do desenhista são Charles laveso e Maíra Poli, duas grandes referências brasileiras de desenhos realistas. O artista tem ganhado muito destaque e está recebendo diversos comentários, elogios e admiração em suas redes sociais. Os aspectos do hiper-realismo de suas obras não passam despercebidos aos olhos dos admiradores. Para ele, o desenho de mais destaque foi do cantor de rap Djonga e o considera o melhor até o momento.



O desenho do eterno vocalista do Charlie Brown Jr. Chorão também repercutiu bastante e teve postagem no fã clube da banda.



O artista ainda no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, promoveu um sorteio em suas redes sociais. A vencedora ganhou um desenho realista de si, produzido pelo artista. A ação ganhou muita relevância e contou diversas participantes. A ganhadora foi eleita por votação.
 

Admiradores

O estudante Gilmar Araújo, é um admirador das obras do artista. "Os desenhos passam uma mensagem de evolução. Lembro dele desenhando no ensino médio personagens de animes como Dragon Ball Z, já eram muito bons. Mas vendo agora, os retratos realistas são muito fora curva, algo magnifico! Creio que nunca vi na Cidade algo tão perfeito como os desenhos dele, admiro demais esse realismo”.

O administrador do fã clube do Charlie Brown Jr, Luciano Gomes, relata que o desenho do Chorão, passou uma sensação surreal. “O desenho é muito real, ele tem o dom”.

Desenhando uma nova realidade

O filósofo Nietzsche também em sua obra ressaltava que a experiência artística faz com que o homem supere suas mágoas. Bem, o David relata que sua maior vitória relacionada a arte, foi a superação de uma depressão que o cercava há três anos. Em 2019, superou e passou a recriar uma nova história. Agora, está desenhando novos traços e caminhos em sua vida, tendo até desenho em território internacional, exposto na África do Sul. O artista iniciou um processo de recriação e criação com a arte, passando a ter uma nova perspectiva sobre a vida. Conseguiu conviver com a depressão com auxílio da arte.

Para o psicanalista clínico Leonardo Luís a arte sempre será uma válvula de escape ao inconsciente. "Qualquer produção terá um mérito imensurável ao artista. Freud já dizia que os poetas descobriram o inconsciente (poesia aqui representa arte em geral). Portanto, a criação artística sendo algo inato do homem é um passaporte à liberdade e à vida. Viver em um mundo cada vez mais imediatista e artificial é difícil, doloroso. Vejo a criação artística como algo vital, fonte de força de qualquer pessoa".

As obras de David Gabriel bem como as encomendas podem ser vistas e solicitadas pelo Instagram

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »