Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2021 às 21h19min - Atualizada em 10/04/2021 às 21h03min

A literatura infantil como aliada para a construção de um novo olhar

Livros infantis possuem uma importância grandiosa na vida dos pequenos para a compreensão e a construção de uma nova sociedade

Adélia Lima Sá - Editado por Gustavo Henrique Araújo
Foto: Lunetas | Reprodução: Google
São inúmeros os assuntos que devem ser introduzidos em uma pessoa desde as fases iniciais da vida como parte da formação humana em sociedade, mas muitas vezes os pais e responsáveis não sabem como proceder. É neste momento que a literatura infantil entra como aliada, com a responsabilidade de permitir a imaginação e tratar de assuntos que influenciarão o bom convívio e entendimento social do pequeno leitor.

As histórias infantis vêm passando por modificações positivas, cada vez mais com temas atuais e que fazem tanto a criança como o adulto refletir, repensar posturas e comentários. Livros como o de Alexandre Rampazo, escritor de " A cor de Coraline", livro que traz como tema principal as diversas raças existentes na sociedade sem deixar de usar ilustrações ricas em cores e mexer com a imaginação dos pequenos.

Além de saber da importância da literatura no meio infantil, é preciso aliar a leitura ao diálogo familiar e dos educadores para que, assim, a criança consiga compreender de fato que os temas tratados nos livros não se limitam a esse universo, são reflexos da sociedade e necessitam de uma nova postura para a mudança do cenário em que vivemos.

Obras infantis com temas atuais e necessários:
 
  • "Meu Irmão não anda, mas pode voar" – Angel Barcelos
  • "Caderno sem rimas da Maria" – Lázaro Ramos
  • "Caderno de rimas do João" – Lázaro Ramos
  • "Amoras" – Emicida
  • "Coisa de menina ou coisa de menino?" – Pri Ferrari

 Cada um dos livros possui suas singularidades, mas todos apresentam temas de suma importância com um toque de leveza e imaginação, como deve ser para o pequeno leitor, ajudando, assim, os responsáveis na introdução de assuntos que muitas vezes parecem difíceis de serem explicados.
 
De dentro da sala para o mundo

Que a escola é um grande aliado na educação de uma criança, não é novidade, pois cada vez ganha mais notoriedade e importância. Os temas discutidos em sala são expandidos para fora dela, se assim for bem introduzido e discutido. Quem destaca essa importância, além de apontar bons acervos em escolas municipais, é Rosária Lima Sá, educadora infantil de escola municipal há mais de 22 anos:
 

“A importância desses livros é grandiosa, eles vão de forma direta e específica, que muita das vezes nós, educadores, ou até mesmo os pais, não conseguem repassar de tão bela forma. Além de que, hoje, as nossas escolas municipais, sei que não a maioria, mas algumas, possuem um acervo incrível de livros infantis atualizados e que devem ser levados da melhor forma às mãos dos pequenos.” 
 

É necessário rodear nossas crianças de bons livros e diálogos para a formação de uma sociedade com novas posturas e mais consciência das singularidades e a importância de respeitá-las.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »