Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/05/2021 às 00h22min - Atualizada em 25/05/2021 às 00h08min

Guto Ferreira quebra recorde de permanência a frente do Ceará no século

Há mais de um ano no cargo, técnico traça classificação para a Libertadores como meta principal para temporada

Cristian Moraes Rocha - labdicasjornalismo.com
Guto Ferreira quebra recorde no Ceará. Foto: Reprodução/Youtube

O técnico Guto Ferreira, do Ceará, quebrou mais uma marca importante no Vozão. Agora, o “Gordiola”, como é conhecido, tornou-se o treinador com maior permanência a frente do clube no século 21. Já são 14 meses no comando do alvinegro. Ele superou Sérgio Soares, treinador que comandou o clube cearense entre 2013 e 2014. Ao todo, são 76 jogos, com 36 vitórias, 19 empates e 21 derrotas, com um aproveitamento de 56%. A equipe nordestina também marcou 119 gols e foi vazado 79 vezes. 


Guto erguendo o troféu da Copa do Nordeste de 2020. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Quando foi contratado no começo de 2020, Guto afirmou que a meta era fazer um grande trabalho. Nesse período, ele conquistou uma Copa do Nordeste e conseguiu a melhor campanha do Ceará na história dos pontos corridos do Brasileirão. Com isso, a equipe se classificou para a Copa Sul-Americana e, assim, disputou seus primeiros jogos oficiais fora do Brasil na história. Mesmo quando não ergueu taças o desempenho do Vozão foi elogiado. Além do torneio regional, o técnico foi vice-campeão cearense em 2020 e 2021. Fora o segundo lugar na Copa do Nordeste dessa temporada. 

Na competição internacional inclusive, o Ceará lidera o Grupo C com nove pontos. Na última rodada, vai enfrentar o Jorge Wilstermann (BOL), fora de casa, se vencer avança de fase. Apenas o primeiro colocado para próxima fase. 

“Queremos sempre melhorar. Isso se passa na seguinte situação. Primeiro, somatória de pontos que nos mantenha (na Série A). Depois, buscar algo maior. Primeiro passo é garantir de novo uma competição internacional. Se estiver próximo de uma competição maior, como é uma pré-Libertadores ou até uma maior, por que não? Sempre a busca de fazer melhor e melhor. Melhor que o ano passado. O melhor possível esse ano. Sempre”, disse Guto ao Globo Esporte.com. 

Alguns fatores podem explicar o bom momento do Ceará sob comando do Guto. Primeiro, a relação entre treinador e diretoria é positiva, desde que chegou ele teve tempo para trabalhar e implementar suas ideias. Ainda é dito nos bastidores que os jogadores o apoiam. A diretoria do Vozão também está com grandes planos para o clube, na visão do diretor financeiro João Paulo, o time tem condições para estar entre os dez maiores clubes do futebol brasileiro. Além de, segundo o próprio dirigente, outro desejo é zerar a dívida passiva da equipe. 

“A nossa ideia é zerar o passivo do Ceará. Se não fosse a pandemia, eu acho que esse ano a gente conseguiria. A torcida do Ceará é muito apaixonada e grande. Eu mensuro que nós deixamos de arrecadar quase 10 milhões de reais esse ano. Eu vejo o Ceará entre os 10 clubes do futebol brasileiro. A gente tem o apoio do torcedor, o investimento no futebol e nas categorias de base, que é o principal investimento que queremos fazer”, disse João Paulo ao GE


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »