Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/06/2021 às 15h59min - Atualizada em 03/06/2021 às 21h16min

Turismo na pandemia: viaje sem sair de casa

Conheça museus e paisagens incríveis através das plataformas de realidade virtual

Heloísa Marques Barbosa - Revisado por Mário Cypriano
Castelo holográfico no celular - Imagem: Pixabay / euandopelomundo.com
Desde que o período pandêmico do coronavírus começou, a possibilidade de viajar se tornou cada vez mais contraindicada e restritiva. Após o fechamento parcial das fronteiras, as pessoas diminuiram suas viagens para o exterior e para destinos mais próximos dentro do país. Entretanto, uma outra forma de turismo foi extremamente útil aos viajantes da quarentena: o turismo virtual, adotado por diversas agências turísticas e entidades culturais, como museus e tantos outros pontos turísticos ao redor do mundo, como forma de se reinventarem e não deixarem de funcionar.

Essa nova categoria no turismo consiste na experiência de visitar e explorar destinos turísticos e culturais do mundo inteiro, desde os mais tradicionais aos mais exóticos, através das plataformas online com realidade 360°, proporcionando ao usuário a impressão de estar presente no local. Esses passeios e tours virtuais se apresentam na web de diversas formas, - confira a lista ao final da matéria - sejam elas gratuitas, pagas, agendadas, entre outras tantas maneiras práticas que podem ser acessadas através de smartphones, computadores, tablets, notebooks, etc.

Nestas opções, é possível ter uma visão tanto panorâmica quanto interna do destino desejado. O "turista virtual" pode passear livremente pelos locais e também optar por comprar diferentes pacotes e ingressos, ou até mesmo optar pela forma gratuita. Há alternativas que oferecem a participação de guias profissionais de turismo designados a roteiros que podem ser apresentados tanto em vídeos quanto em fotos, ou até mesmo uma apresentação simultânea que funciona como uma videoconferência.

Confira uma lista de alguns sites que podem lhe proporcionar a experiência incrível de viajar direto da sua casa ou de qualquer lugar que você estiver.

Airpano

A plataforma lhe oferece variadas opções de acesso a uma galeria repleta de fotografias incríveis de extrema resolução e vídeos 360° de paisagens extraordinárias ao redor do mundo. Ela também é atualizada frequentemente, ou seja, sempre haverá algum lugar novo para conhecer.

Acesso: https://www.airpano.com/
 

Google Arts & Culture

É uma plataforma mais ampla e informativa que oferece desde experiências 4D com ou sem guias, de forma gratuita, até obras de artes em que é possível dar zoom e admirá-las por outras perspectivas. Também oferece dicas de lugares ideais para se viajar, tanto presencialmente, quanto virtualmente, dependendo do gosto e preferência do viajante.

Acesso: https://artsandculture.google.com/project/travel-the-world
 

Museu Do Louvre

Localizado em Paris, disponibilizou em seu site algumas formas de fazer um tour virtual em que são apresentadas suas obras mais conhecidas, como Monalisa, Vitória Samotrácia e Vênus de Milo. Paralelamente, também oferece acesso a palestras, podcasts e conteúdos específicos para crianças, além de um local para fazer compras online na loja do próprio museu.

Acesso: https://www.louvre.fr/en/online-tours
 

Museu Metropolitan

Situado em Nova York, também concede a oportunidade de realizar tours interativos e vídeos em 360º para diversos públicos. Entre eles: grupos adultos e universitários, de escolas de ensino fundamental e médio, jovens de acampamento e comunidades. Todos com preços específicos, tipos de agendamentos e horários diferentes.

Acesso: https://www.metmuseum.org/visit/group-visits/virtual-tours
 

Galleria degli Uffizi

A galeria mais famosa de Florença, na Itália, que guarda obras como O Nascimento de Vênus e Primavera. Ela também conta com um tour virtual no qual possui as mais diversas obras-primas de diferentes coleções e suas histórias separadas em categorias, onde o viajante pode ter acesso às descrições mais cativantes e imagens em HD.

Acesso: https://www.uffizi.it/en/online-exhibitions
 

Museu Da Casa De Portinari

Localizado em São Paulo, apresenta diversas maneiras de interação com exposições e galerias temáticas de autores e temas nacionais. Há um Link para cada um dos passeios, dependendo da escolha do viajante.

Acesso: https://www.museucasadeportinari.org.br/exposicoes-virtuais/

Turismo Virtual No Brasil

Por fim, se deseja conhecer mais sobre os mais belos destinos do Nordeste, Sudeste e/ou sul do Brasil, acesse esta plataforma, onde é possível realizar a inscrição e pagar pelos passeios mais extravagantes e culturais do país. Logo em seguida, receberá o contato de um guia de turismo para realizar a conferência. Também é possível personalizar e solicitar um tour específico no portal da plataforma.

Acesso: https://turismovirtualnobrasil.com.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »