Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/06/2021 às 07h00min - Atualizada em 03/06/2021 às 22h22min

Conheça as animações que estão fora do eixo da Disney

Estúdios que não possuem tanto prestígio quando a Pixar, mas que produziram obras importantes

Júlia Victória - Editado por Ana Terra

As animações sempre fascinaram adultos e crianças. Recheado de técnicas complexas e uma equipe de profissionais capazes de deixar desenhos extremamente realistas, ganhou espaço próprio entre as maiores premiações do cinema. Entre os estúdios mais conhecidos, e consumidos, estão a Disney Animation (Frozen, Moana, Rei Leão) e a Pixar (Carros, Toy Story, Divertidamente). Mas além desses, existem outros estúdios que, apesar de não muito falados, produziram filmes importantes para o gênero e que fazem parte da infância de diversos espectadores. Conheça alguns deles e algumas das produções.
 

1- DreamWorks
Fonte: DreamWorks.

Fonte: DreamWorks.

É considerada uma das principais concorrentes da Disney e produziu animações como “Kung Fu Panda”, “Madagascar”, “Bee Movie”, “Spirit: O Corcel Indomável”, “Shrek” e “Como Treinar o Seu Dragão”. A DreamWorks tem uma presença importante nas premiações, sendo Shrek o primeiro filme que conquistou a categoria de Melhor Animação.
 
2 - Laika
Fonte: Laika Entertainment.

Fonte: Laika Entertainment.

Você pode não reconhecer o nome de primeira, mas já deve ter assistido a alguma das animações desse estúdio. Com 16 anos de existência, fez parte da produção de obras importantes como "A Noiva Cadáver". De forma independente, tem cinco longas-metragens em stop motion. Entre eles, os mais conhecidos são “Coraline e o Mundo Secreto”, “ParaNorman” e “Link Perdido”.
 
3 - Aardman Animations
Fonte: Aardman Animations.

Fonte: Aardman Animations.

Fundada em 1972, realizava curtas-metragens, alguns receberam Oscars nos anos 90. A partir dos anos 2000, o estúdio alcançou mais um nível ao fazer o primeiro longa. Essa produção foi o filme “A Fuga das Galinhas”, 1h35 minutos de puro stop-motion. A Aardman também é a responsável por “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, “Por Água Abaixo e “Shaun, o Carneiro: O Filme”.
 
4 - Sony Pictures Animation
Fonte: Sony Pictures Animation .

Fonte: Sony Pictures Animation .

Em 2002 a Sony decidiu criar o seu braço voltado às animações e fez uma parceria com a Sony Pictures Imageworks para começar a produzir. O primeiro longa foi “O Bicho Vai Pegar”, logo depois veio “Tá Dando Onda”, “Tá Chovendo Hambúrguer”, “Hotel Transylvania” e “Homem Aranha: No Aranhaverso”. Recentemente foi anunciado a sequência de Hotel Transylvania, intitulado de “Transformonstrão”.
 
5 - Fox Animation Studios
Fonte: Fox Animation Studios.

Fonte: Fox Animation Studios.

Vendo o sucesso da Disney, a Fox decidiu criar o próprio estúdio de animação em 1994. O primeiro lançamento foi “Anastasia”, em 1997, que arrecadou cerca de 139 milhões de dólares mundialmente e alcançou boas avaliações de crítica e de público.O segundo longa da Fox foi Titan A.E”, que estreou em 2000. No entanto, não alcançou o mesmo sucesso e causou um grande prejuízo. Após isso, a Fox decidiu encerrar as atividades.
 
6 - Blue Sky
Fonte: Blue Sky Studios.

Fonte: Blue Sky Studios.

A Blue Sky era um estúdio independente até 1997, quando foi comprada pela 20th Century Fox. Ganhadora do Oscar de Melhor Curta de Animação, tem como principais produções “A Era do Gelo”, “Robôs” e “Rio”. Apesar dos grandes sucessos, a Blue Sky fechou em abril deste ano por conta dos impactos da pandemia da Covid-19.
 
REFERÊNCIAS
BANDEIRA, Caiqui. Melhores animações que não são da Disney. Adoro Cinema, 2019. Disponível em: <https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-151675/>. Acesso em: 01 de junho de 2021.
LIRA, Evandro. ALÉM DA DISNEY: ESTÚDIOS DE ANIMAÇÃO QUE VOCÊ CONHECE, MAS NÃO SE LEMBRA. Legião dos Heróis, 2021. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/2021/estudios-animacao-voceconhece-nao-lembra.html>. Acesso em: 01 de junho de 2021. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »