Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/11/2020 às 12h33min - Atualizada em 28/11/2020 às 12h28min

Levedura utilizada na indústria alimentícia é uma alternativa para o tratamento de água

Saccharomyce Cerevisiae é usada na produção de pães e cerveja

Junior Saull - Edição: Luana Gama
Foto: Cozinha Técnica
O processo de fermentação é sem dúvida uma das principais práticas culinárias. Originária do Egito antigo, a fermentação natural, com uso de bases biológicas, é uma grande aposta em diversos processos, inclusive fora da área gastronômica,. Dentre as leveduras, que são espécies de fungos que atuam transformando açúcares em gás carbono, está a Saccharomyce Cerevisiae (SC), presente na produção de cerveja e no processo de panificação. A novidade é que alguns estudos mostraram que esse fungo tem capacidade de dissolver corante têxtil em água.
 
A parede celular da levedura contém grupos aminos, uma região ativa que permite uma interação com o grupo sulfônico. Uma molécula de Sódio, Oxigênio e Hidrogênios, que pertence aos corantes reativos, ou seja, o corante antes solúvel na água apresenta afinidade maior com a levedura e essa por sua vez prende o corante na sua parede, retirando da água. Os testes laboratoriais foram muito bem sucedidos, embora não haja ainda a forma como essa tecnologia seria empregada em escala industrial ou até mesmo como seria o seu descarte. Porém, sabe-se que é necessário buscar formas mais eficientes de remover esses corantes dos efluentes têxteis.
 
A estimativa é que todos os dias de 10% a 15% dos corantes utilizados na indústria entram em contato com meio ambiente através dos efluentes industriais. A carga orgânica liberada no ecossistema aumenta a turbidez da água, que dificulta a penetração da radiação solar  e gera uma modificação na fotossíntese das plantas e algas e pode eliminar toda vida existente naquela água.
 
A Indústria Têxtil representa 10% do PIB industrial do Brasil, mas tem como desafio diminuir os impactos ambientais causados pela atividade. Caso a levedura Saccharomyce Cerevisiae seja utilizada no processo de descontaminação, será uma opção barata, de fácil disponibilidade e manipulação. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »