Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/12/2023 às 17h44min - Atualizada em 02/12/2023 às 16h46min

Palmeiras faz sua "penúltima final" no Brasileirão contra o Fluminense

Com vitória do Atlético MG, Verdão não confirma título nessa rodada, mas busca independência na busca pela conquista; Tricolor poupa titulares de olho do Mundial

Pedro César - labdicasjornalismo.com
No primeiro turno, Fluminense bateu o Palmeiras no Maracanã (Foto: Reprodução / Cesar Greco / Palmeiras)

Palmeiras e Fluminense se enfrentam pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão quer aumentar sua vantagem diante dos rivais e dar mais um passo rumo ao título brasileiro. Como o Atlético MG venceu o São Paulo, o Alviverde não tem mais chance de confirmar a conquista já no domingo. Porém se o Verdão vencer dependerá de um empate na última rodada para ser campeão. Por outro lado, o atual campeão da América foca na preparação para o Mundial de Clubes. A partida será disputada no Allianz Parque, às 16h deste domingo (3) e contará com as transmissões da TV Globo e do Premiere.

 

PALMEIRAS
 

O Palmeiras conta com o retorno de Gustavo Gómez e Mayke, ambos suspensos, e de Luan, recuperado de uma lesão na coxa. Assim, o Verdão deve retornar a utilizar um esquema tático com três zagueiros, uma estrutura diferente do embate contra o América Mineiro
 

O Alviverde é o atual líder do Brasileirão com 66 pontos empatado em pontos com o Galo. Com três a mais que os concorrentes Botafogo e Flamengo e quatro a mais que o Grêmio.

Se o time paulista for derrotado, o Alviverde ficará na liderança, mesmo que fique empatado em pontos com os outros postulantes ao título, devido ao saldo de gols. Um empate do mandante deste domingo pode devolver outros rivais para briga, pois assim Atlético ficaria a um ponto do Palmeiras. Nessa condição, Flamengo e Botafogo também terão desvantagem de um ponto caso vençam seus compromissos. Já uma derrota dos comandados de Abel Ferreira pode deixar cinco times separados por um ponto e vivos na rodada derradeira.

 

Provável Palmeiras: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga e Piquerez; Breno Lopes e Endrick. T: Abel Ferreira


FLUMINENSE
 

O Tricolor das Laranjeiras irá com o time misto para o confronto contra o Palmeiras. Nomes importantes da equipe como Cano, Arias, Nino, Marcelo e Felipe Melo não viajaram para São Paulo.

Os comandados de Fernando Diniz priorizam a preparação para o Mundial de Clubes, que será disputado entre os dias 12 e 22 de dezembro. Outro fator para a escolha por um time mesclado são os desfalques e dúvidas do Fluminense para a partida. Guga, suspenso, e Samuel Xavier, lesionado, deixam a lateral direita vaga para o duelo contra o Palmeiras. Yony González improvisado deve fazer a função. Felipe Melo recupera-se de uma gripe; Marcelo será poupado, e Marlon, em transição após lesão, também devem está fora da lista de relacionados. Ganso e Keno também são dúvidas para a partida. 

 

Uma preocupação do elenco e da comissão técnica é com o gramado sintético do Allianz Parque. O tema é discutido no CT do clube desde a contusão no tornozelo direito de John Arias no Estádio Nilton Santos, em uma partida contra o Vasco da Gama. A lesão quase deixou o atacante de fora das semifinais da Libertadores. Já classificado para o principal torneio continental e fora da briga por título ou rebaixamento, atualmente, o Tricolor Carioca ocupa a sétima posição da tabela com 56 pontos.
 

Provável escalação do Fluminense: Fábio; Yony González (Justen), David Braz, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli, Lima e Daniel; Keno e John Kennedy. T: Fernando Diniz.

 

HISTÓRICO DOS CONFRONTOS
 

O Palmeiras leva vantagem diante do Fluminense no retrospecto. Em 99 partidas, os paulistas venceram 53 jogos contra 32 vitórias dos cariocas.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »