Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/06/2019 às 16h37min - Atualizada em 04/06/2019 às 16h37min

Pulp Fiction e Breaking Bad: as semelhanças entre dois clássicos

Jordana Rodrigues
Que Pulp Fiction é um dos maiores clássicos cult dos últimos tempos, todo cinéfilo sabe. E que quando o assunto são as séries mais bem avaliadas por crítica e público, Breaking Bad é uma das primeiras em mente, todo mundo também já sabe. O que poucas pessoas repararam, são as semelhanças entre o segundo filme de Quentin Tarantino e a série dirigida por Vince Gilligan.

Planos de câmera e o comportamento de personagens são algumas das semelhanças apontadas por fãs da série e filme:
 
A primeira semelhança, começa pela menção honrosa do nome do personagem vivido por Bryan Cranston, Walter White. Para quem não se lembra, Mr. White, além de ser o modo que Jesse Pinkman (Aaron Paul), chama Walter em Breaking Bad, é um dos personagens principais do filme Cães de Aluguel (1992), interpretado por Harvey Keitel, no primeiro longa dirigido por Tarantino.
 
Em relação a Pulp Ficition, são inúmeras as cenas na série fazem referência ao filme, como o clássico momento em que Butch Coolidge (Bruce Willis), procura a melhor arma para utilizar e as cenas em que Jess Pinkman e Walter White repetem os mesmos movimentos. Além das ações, a inspiração visual também é nítida. Uma das marcas registradas do diretor de Kill Bill, o enquadramento de baixo para cima, ou contra-plongé, também dá as caras em Breaking Bad. Mia Wallace (Uma Thurman) e Jane Margolis (Krysten Ritter) também tem suas semelhanças como o corte de cabelo, o jeito de segurar um cigarro e a overdose. Já a cena no banheiro em que Hank Schrader (Dean Norris) descobre que Heisenberg é o alter ego de Walter White é parecida com a que Vincent Vega (John Travolta) está no banheiro quando Ringo/Pumpkin (Tim Roth) e Yolanda/Honey Bunny (Amanda Plummer) decidem assaltar o restaurante.
 
Para o fotografo e jornalista Heber Gomes, as inspirações de Vince Gilligan em Pulp Fiction deram um motivo a mais para os cinéfilos amarem a série. “São dois clássicos. Como o filme, a série dosa humor, diálogos fortes e cenas de violência calculadas para não serem exageradas. Pulp Fiction inspirou muitos diretores e roteiristas e vai continuar assim, por ser um filme considerado atemporal”, afirmou.


Comparação entre cenas de Pulp Fiction e Breaking Bad (Fonte: divulgação/ Site: B
loggallerya)


REFERÊNCIAS
FIGUEIRA, João Victor. Say my name, motherf*cker! Referências de Pulp Fiction em Breaking Bad são destacadas em vídeo. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-117155/>. Acesso em: 02 de junho de 2019.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »