Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/06/2019 às 00h05min - Atualizada em 07/06/2019 às 00h05min

Portugal e Holanda vencem e fazem grande decisão da UEFA Nations League

Por sua vez, os derrotados Inglaterra e Suíça disputam o terceiro lugar

Carlos Augusto dos Santos - Editado por Amanda Cruz
Troféu da UEFA Nations League ©UEFA Foto: Getty Images
Em duas semifinais cheias de emoção e tensão até o apito final, Portugal vence a Suíça com atuação de gala de Cristiano Ronaldo marcando três vezes, enquanto a Holanda despacha a Inglaterra na prorrogação. A grande final esta marcada para o Estádio do Dragão no próximo domingo (09), onde será conhecido o primeiro campeão da UEFA Nations League.
 
PORTUGAL 3 X 1 SUÍÇA

Após três anos de ausência, Portugal voltou a jogar no Estádio do Dragão. Sem dúvidas, se pode afirmar que foi um retorno em grande estilo a Cidade do Porto, pois os lusitanos venceram a Suíça pelo placar de 3 x 1 e estão na final da UEFA Nations League. O destaque da partida foi Cristiano Ronaldo, que anotou mais um hat-trick em sua carreira com a camisa portuguesa.

O Camisa 7 português mostrou que queria brilhar desde o começo de jogo. Aos 11', a defesa adversária entregou a bola nos pés de Bernardo Silva que rolou para Ronaldo, mas a finalização foi para fora.  Dois minutos mais tarde, foi a Suíça que quase calou os torcedores portugueses no Dragão: Seferovic aproveitando o cruzamento de Shaquiri e desviando para fora, levando grande perigo. Mas aos 25', CR7 começou o seu show particular quando abriu o placar em cobrança de falta magnífica da entrada da área. O goleiro Sommer estático, apenas observou a bola estufar as redes suíça. Antes do fim da primeira etapa, os jogadores suíços obtiveram sua melhor chance, quando Mbabu recebeu passe na direita e rolou para trás encontrando Seferovic que finalizou, a bola explodiu no travessão e saiu por cima do gol de Rui Patrício.


Cristiano Ronaldo comemora um de seus três gols na partida. Foto: REUTERS/Murad Sezer

Na segunda etapa, logo nos primeiros movimentos, aconteceu lance mais inusitado e polêmico do jogo. Após cruzamento na área portuguesa, Zuber vai ao solo e pede pênalti, o arbitro Felix Brych nada marcou e o jogo seguiu. Com Portugal no ataque, Bernardo do Silva foi derrubado dentro da área e o juiz assinalou pênalti. O VAR entrou em ação. Após consulta, o juiz volta atrás e marca a penalidade para Suíça e anula o de Portugal. Ricardo Rodrigues foi para a bola e empatou a semifinal. O goleiro Rui Patrício até tocou na pelota, mas não conseguiu evitar a igualdade no placar.

Com o peleja empatada os torcedores português estavam tensos já pensando em prorrogação, mas Cristiano Ronaldo não permitiu o tempo extra e levou o Estádio do Dragão ao delírio com mais dois gols. Aos 42 ', Bernardo Silva recebeu lançamento na direita e cruzou para a grande área, Cristiano pegou de primeira, rasteiro e botou o selecionado lusitano à frente. Logo depois, em contra ataque mortal, o “Robozão” é lançado pela esquerda, invade a área, cortou o zagueiro e colocou no cantinho do goleiro Sommer, fechando o placar em 3 x 1 e com hat-trick da “besta”.


 Cristiano Ronaldo. Foto: Twitter @UEFAEURO

CURIOSIDADES
Essa foi a estreia de Cristiano Ronaldo pela UEFA Nations League. O português não havia jogado a fase de grupos onde Portugal se classificou com duas vitórias e dois empates. O gol de falta foi o de número 54 na carreira do camisa 7, que não marca em sequência desde o empate por 3 x 3 contra a Espanha na Copa do Mundo de 2018.

Com os três gols marcados diante da Suíça, Cristiano Ronaldo chega à 88 gols e 30 assistências em 157 jogos por Portugal. Esse foi o 53° hat-trick do jogador na carreira, sendo 44 pelo Real Madrid, sete por Portugal e um com as camisas de Manchester United e Juventus.

Por competições os hat-trick são divididos em:
34x Campeonato Espanhol
8x Liga dos Campeões
4x Eliminatórias para Copa do Mundo
2x Copa do Rei,
1x Copa do Mundo
1x pelo Mundial de Cubes
1x UEFA Nations League
1x Eurocopa
1x Premier Leagues
 
 
HOLANDA 3 X 1 INGLATERRA  

Na outra semifinal, Holanda e Inglaterra se enfrentaram no Estádio Dom Afonso Henriques, em Guimarães, Portugal. Em jogo marcado por lambanças de ambas as defesas, os holandeses bateram o English Team pelo placar de 3 x 1. O destaque da partida ficou por conta da boa atuação do camisa 10, Memphis Depay que comandou o ataque laranja durante todo o jogo.

Foi um primeiro tempo morno, os dois selecionados não encontravam espaços para criar chances de perigo um ao gol do outro.  As primeiras oportunidades foram holandesas com Depay, mas o goleiro Pickford evitou o gol com boas intervenções. Aos 29 minutos da etapa inicial, a jovem promessa da Laranja Mecânica, De Ligt, fez trapalhada na saída de bola, entregando para Rasford que é derrubado pelo próprio De Ligt por trás. O juiz Clément Turpin marcou pênalti para Inglaterra. Na lance, o próprio Rasford foi para a cobrança, descolou o goleiro Cillessen e abriu o placar.


Rasford cobrando pênalti. Foto: Twitter @UEFAEURO

O empate veio somente no segundo tempo, aos 28' após cobrança de escanteio. De Ligt subiu no terceiro andar e cabeceou firme, sem chances para Pinckford. Minutos depois, a Holanda quase virou com Van de Beek pegando de primeira, mas mandando por cima do gol. Em seguida, a Inglaterra chegou a gol com Lingard, depois de passe extraordinário de Hendersson, mas o VAR entrou em ação e viu impedimento do atacante inglês, anulando o gol. Antes do fim da segunda etapa, o English Team teve mais duas oportunidades com Harry Kane que entrou no lugar de Lingard. Em contrapartida, os holandeses quase marcaram com Depay. Com o fim dos 90 minutos, a decisão terminou empatada seguindo para prorrogação.

No tempo extra, os comandados de Ronald Koeman foram mais eficientes e marcaram mais duas vezes deixando a seleção da rainha para disputa do terceiro lugar. Com seis minutos, o zagueiro inglês Stones faz lambança, Depay chuta para defesa de Pinckford e na sobra, Promes finalizou a bola  que bateu na perna do lateral Walker e morreu no fundo do gol. Para fechar de vez o caixão, Barkley se enrolou na frente de Depay que cruzou para Promes empurrar para o gol vazio, selando a classificação da Holanda para a final.


 Jogadores holandeses comemoram vitória sobre a Inglaterra. Foto: Twitter @UEFAEURO


CURIOSIDADES
Essa será a quinta final que a seleção holandesa disputará em sua história. Nas Copas do Mundo de 1974, 1978 e 2010 esteve como finalista e vice-campeã. Em 1988, ganhou Eurocopa e agora em 2019, jogará a final da UEFA Nations League.

Segundo o site ESPN, os semifinalistas já asseguraram 4,5 milhões de euros (R$ 19,5 milhões) até o momento – 2,25 milhões de euros (R$ 9,8 milhões) pela participação na divisão A da Nations League e mais 2,25 milhões de euros pelo primeiro lugar no grupo de suas respectivas chaves.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »