Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/06/2021 às 00h00min - Atualizada em 18/06/2021 às 00h01min

Dinamarca sanciona lei que permite retirar refugiados do país

Algumas entidades consideram a decisão irregular

Gabriela Pereira - Editado por Júlio Sousa
REPRODUÇÃO: Aris Messinis/AFP
 

O parlamento dinamarques aprovou uma lei que permite retirar refugiados do país e levá-los para fora da Europa, enquanto aguardam a análise do seu pedido de refúgio em um centro de recepção. A medida é considerada controversa e irregular por algumas entidades. 

 

DURAS MEDIDAS DE MIGRAÇÃO

 

A Dinamarca é um dos países com políticas de imigração consideradas mais duras da União Europeia. O projeto teve apoio do governo e contou com maioria de votos a favor. De acordo com o Ministro da Migração da Dinamarca, Mattias Tesfaye, “a nova medida deve ser estabelecida dentro da estrutura das convenções internacionais. É uma pré-condição para um acordo”, afirmou. 

 

Atualmente, o país é governado majoritariamente com políticas de centro-esquerda, mas tem se aproximado de medidas de extrema-direita em alguns casos, e a nova lei sancionada reflete esse modelo. Dados apontam que, em 2020, apenas 600 pessoas receberam asilo na Dinamarca e em 2019 foram 761, enquanto em 2015 mais de 10 mil pessoas receberam refúgio.

 

PREOCUPAÇÕES 

 

O porta-voz do governo nos assuntos referentes à imigração, Rasmus Stoklund afirmou:
 

“Quando as pessoas perceberem que serão mandadas para fora da Europa, vão parar de vir para a Dinamarca. Isso quer dizer que vão parar de se colocar em risco no Mediterrâneo e parar de gastar dinheiro para pagar traficantes de pessoas”.

 

A Agência da ONU Para Refugiados (ACNUR), disse que o modelo proposto é "ilegal e inescrupuloso" e "contrário aos princípios nos quais se baseiam a cooperação internacional para refugiados”. Organizações em todo o mundo se mostram contrárias à medida. A porta-voz da Organização Refugees Welcome, Michala C. Bendixen, afirmou que “É insano, é absurdo. Isso tudo é a Dinamarca querendo se livrar de refugiados. O plano é assustar as pessoas e demovê-las de pedir refúgio na Dinamarca”














 

REFERÊNCIAS

 

DINAMARCA APROVA POLEMICA LEI DE ENVIAR SOLICITANTES DE ASILO PARA FORA DA EUROPA. AFP. 03 DE JUNHO DE 2021. DISPONIVEL EM <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2021/06/03/interna_internacional,1273244/dinamarca-aprova-polemica-lei-para-enviar-solicitantes-de-asilo-para-fora-d.shtml>

Dinamarca aprova lei que permite expulsar refugiados do país. FOLHA DE SÃO PAULO. 03 DE JUNHO DE 2021. DISPONÍVEL EM <https://www.otempo.com.br/mundo/dinamarca-aprova-lei-que-permite-expulsar-refugiados-do-pais-1.2493952

 

Dinamarca aprova lei que permite enviar solicitantes de refúgio a outros países. G1. 03 DE JUNHO DE 2021. DISPONÍVEL EM <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/03/dinamarca-aprova-lei-que-permite-enviar-solicitantes-de-refugio-a-outros-paises.ghtml





 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »