Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/10/2023 às 20h55min - Atualizada em 16/10/2023 às 20h55min

Turistas brasileiros antecipam retorno ao Brasil devido a guerra entre Israel e Hamas

O conflito tem feito agências de viagens cancelarem próximas excursões. Número de mortos passa de 4 mil.

Carlos Eduardo de Souza - labdicasjornalismo.com
REUTERS/Mohammed Salem
A guerra entre Israel e o Hamas, iniciada em 7 de outubro, tem feito agências de viagens cancelarem excursões que estavam programadas à terra santa, em Jerusalém.

Algumas agências de viagens, que não quiseram se identificar, disseram que excursões já estavam em andamento quando o ataque terrorista começou, no último sábado (7). As empresas responsáveis pelos passeios retornaram com os turistas aos hotéis.

Ainda de acordo com as agências, os passageiros que optaram por encerrar a viagem e retornar ao Brasil, conseguiram, mas há opção de reagendamento, sem custo algum, porém sem data prevista para remarcação.
Segundo uma consultora de viagens, que preferiu não se identificar, as agências estão empenhadas junto com as companhias aéreas para zerar os custos extras da remarcação quando as datas forem liberadas.

Entenda o conflito

O conflito entre Israel e o Hamas acontece desde o dia 7 de outubro, quando o grupo terrorista invadiu, por terra e ar, o território judeu, executando civis e militares.

Um dos episódios mais marcantes, foi a invasão à festa rave “Universo Paralelo”, que acontecia ao sul de Israel, próximo à fronteira com a Faixa de Gaza, deixando mais de 250 mortos. Também houve registro de ataques terroristas nas cidades de Sderot, Beeri, Reim, Ofakim e Magem, resultando em mortes de civis e, sequestros de israelenses e estrangeiros.
Os ataques foram intensificados com o lançamento de foguetes contra as cidades israelenses de Rehovot, Gedera, Ashkelon e Tel Aviv.

Dados levantados para uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, mostram com detalhes o número de mortes por ataques. Até então, o ano mais violento da guerra entre Israel e Palestina foi em 2014, quando Israel lançou uma ofensiva com o intuito de destruir armas e túneis em Gaza. O confronto matou mais de 2.270 palestinos e 80 israelenses.

Com a tensão entre os dois países, o governo brasileiro iniciou a operação para repatriação dos brasileiros que vivem em Israel e na Faixa de Gaza.
A operação, batizada de “Voltando em Paz”, já repatriou mais de 900 brasileiros e brasileiras, e animais de estimação. 

O primeiro avião com 211 cidadãos pousou na última segunda-feira (9), na base aérea de Brasília. Segundo o governo federal, todas as pessoas que tiverem interesse em sair da zona de confronto, serão repatriadas.

Até o fechamento dessa matéria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou em suas redes sociais um agradecimento ao apoio dos presidentes da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas e de Israel, Isaac Herzog, na retirada dos brasileiros e brasileiras da Faixa de Gaza, que estão à espera da abertura da fronteira com o Egito e reforça a importância de um corredor humanitário, a entrada de ajuda humanitária e a liberação imediata de todos os reféns.

Até o momento, o número de mortos na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, chegou a mais de 4 mil pessoas. Os feridos passam de 14 mil para os dois lados.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »