Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/10/2023 às 11h41min - Atualizada em 19/10/2023 às 11h35min

Número de pessoas mortas chega a 4.070 em conflito entre Israel x Palestina

Em apenas uma semana, mortes causadas pela guerra entre Israel e Palestina ultrapassam 4 mil e número só aumenta

Marcos Nascimento - Editada Por Nick Santos
Foto:Reprodução/via Internet
O conflito entre Israel e Palestina não é um fenômeno atual, a guerra entre os dois países já é antiga. Contudo, ambos tinham uma trégua, que teve fim no dia 7 deste mês, quando o grupo terrorista Hamas atacou Israel de surpresa deixando mais de 900 israelenses mortos no sul de Israel. Em menos de uma semana o número de mortos ultrapassou 4 mil, segundo o Ministério de Saúde palestino. Logo após ser atacado, Israel respondeu de imediato bombardeando a Faixa de Gaza. De acordo com o relatório divulgado pela Agência para Refugiados Palestinos da ONU (UNRWA) na terça-feira, 17, a organização está com dificuldade de ajudar as pessoas que ainda se encontram nas áreas mais extremas do conflito. “Apesar da ordem de evacuação das Forças Israelitas, um número desconhecido de deslocados internos permanece nas escolas da UNRWA no norte. A UNRWA já não é capaz de ajudar ou proteger os deslocados nessas áreas e não tem informações sobre as suas necessidades e condições”, informa o relatório oficial.

Como ficam os inocentes nessa guerra?
Muitas crianças foram mortas desde o dia em que essa guerra iniciou. Mais de 3.400 palestinos foram mortos no ataque israelense segundo o site AI Jazeera. Os civis são as que mais sofrem, muitos nem entendem o motivo da guerra. Segundo uma matéria publicada pelo site O Sul, o número de mortos em Gaza já ultrapassou o da terceira guerra entre Israel e Hamas, ocorrida em 2014. O grupo terrorista Hamas matou 1.200 civis e já fizeram 150 reféns.

Hospital atingindo na Faixa de Gaza
Vários jornais do mundo divulgaram na última semana que um hospital localizado na Faixa de Gaza havia sido atingido por bombardeios efetuados por Israel, porém a Porta-voz do Conselho de Segurança Nacional (NSC) dos EUA, Adrienne Watson disse em um comunicado, que membros da inteligência do Estados Unidos fizeram uma análise preliminar através de imagens aéreas que indicam que Israel não é culpado pelo bombardeio no hospital em Gaza. “Nossa avaliação atual, baseada na análise de imagens aéreas, interceptações e informações de código aberto, é que Israel não é responsável pela explosão no hospital em Gaza”, informa Adrienne. Autoridades israelenses afirmaram que o foguete foi disparado pela Jihad Islâmica Palestina, um grupo aliado do Hamas, que vem negando a autoria do bombardeio.

Posicionamento de líderes importantes sobre o fim da guerra
O presidente do Brasil Luiz Inacio Lula da Silva disse em uma publicação no “X”,  antigo Twitter que: “O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU. Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”. O presidente dos Estados Unidos Joe Biden disse em entrevista ao programa de TV americano “60 Minutes”, da CBS, que  era um grande erro Israel ocupar Gaza. Segundo Biden, a culpa é do grupo terrorista Hamas e dos elementos extremistas, que não representam o povo palestino. Biden acrescentou: “Eles têm que ir atrás do Hamas. O Hamas é um bando de covardes. Estão se escondendo atrás dos civis. Os israelenses farão tudo ao seu alcance para evitar a morte de civis inocentes”. Já o Ministério das Relações Exteriores russo, apelou para a diplomacia, dando a entender que ainda não é hora de um possível cessar-fogo. Em nota publicada no Telegram a pasta declarou: “A Rússia tem laços de longa data com os palestinos, mas também existem relações com Israel, onde há muitos compatriotas”. Já a China em comunicado feito ao Ministério das Relações Exteriores disse que: “Apelamos às partes relevantes para que mantenham a calma, exerçam a contenção e ponham imediatamente um fim às hostilidades para proteger os civis e evitar uma maior deterioração da situação”. Se não for estabelecido um corredor humanitário para resgatar os reféns que estão sobre o poder do grupo Hamas o mais breve possível, muitos civis continuarão morrendo.

 
Referencias:
AL JAZEERA. "A 'guerra de Israel contra as crianças de Gaza' explicada" . Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2023.
Biden diz que o Hamas deve ser eliminado e que seria um erro Israel ocupar Gaza . Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2023.
CNN*, D. Análise inicial da inteligência dos EUA aponta que explosão de hospital em Gaza foi causada por falha em foguete da Jihad Islâmica . Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2023.
Entenda o posicionamento dos principais atores geopolíticos sobre o conflito Israel x Hamas - A Referência . Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2023.
FELDSCHER, K. Biden alerta Israel contra possível ocupação de Gaza: “Um grande erro”. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2023
Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »