27/06/2021 às 19h27min - Atualizada em 27/06/2021 às 18h49min

Bélgica elimina Portugal e avança para as quartas de final da Euro

Apesar do golaço de Thorgan Hazard, a partida teve um primeiro tempo sem emoções e um segundo tempo de pressão portuguesa

Julia Robita Torres - labdicasjornalismo.com
Jogadores belgas comemorando o gol de Thorgan Hazard na vitória diante de Portugal (Foto: Divulgação/ Twitter Euro2020)
Bélgica e Portugal se enfrentaram pelas oitavas de final da Eurocopa neste domingo (27). E os belgas venceram pelo placar de 1x0, gol de Thorgan Hazard. A partida aconteceu no Estádio de la Cartuja, em Sevilha, na Espanha e frustrou as expectativas de quem esperava por um grande espetáculo. O jogo contou com muita eficiencia da seleção belga e atuações discretas de Cristiano Ronaldo e Kevin De Bruyne, que saiu lesionado.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo começou com muito estudo por parte das equipes. As duas seleções optaram pela cautela e em vários momentos esperavam as ações do adversário para definir as suas. A primeira chance de gol veio aos cinco minutos, quando Renato Sanches conseguiu boa arrancada e tocou para Diogo Jota, que entrou na área e chutou à direita do gol de Courtois. A resposta belga veio aos nove minutos, após tabela com Lukaku, Éden Hazard chuta para o gol, mas a bola sobe demais o goleiro Rui Patrício faz a defesa sem sustos.

As equipes demonstravam grande receio de se exporem, o jogo seguia com pouca agressividade ofensiva com ambos clubes com muita dificuldade em encontrar espaços. Aos 23 minutos, Vermaelen tentou conter o avanço de Diogo Jota e acabou cometendo falta. Na cobrança, Cristiano Ronaldo chutou forte e obrigou Courtois a fazer grande defesa. Aos 36 minutos, Meunier tabela com De Bruyne e finaliza à direita do gol de Rui Patrício.

Nenhum dos times conseguia construir jogadas e apostavam nos contra-ataques em velocidade e em chutes de fora da área para tentar chegar com perigo. Aos 41 minutos, gol da Bélgica. Thorgan Hazard recebeu de Meunier, limpou e de fora da área acertou um lindo chute sem chance de defesa para o goleiro português.
 
SEGUNDO TEMPO

A seleção portuguesa, com a desvantagem no placar, teve que buscar o ataque de forma mais efetiva. Aos 12 minutos, Cristiano Ronaldo tocou para Diogo Jota, que domina, mas na hora de finalizar chuta sobre o gol belga. Aos 15 minutos, nova chance desperdiçada em cabeçada de João Félix e, no minuto seguinte, em chute de fora da área de Bruno Fernandes.

Portugal seguia partindo para o ataque em busca do gol de empate e por vezes deixava a defesa desprotegida, o que dava espaços para contra-ataques belgas. Após os 30 minutos, o jogo ficou tenso com muitas faltas para matar as jogadas. Aos 36 minutos, em cobrança de escanteio de Bruno Fernandes, Rúben Dias sobe para cabecear. A bola vai em cima de Courtois, que espalma e evita o empate. No minuto seguinte, a bola sobra para Guerreiro que bate rasteiro e acerta a trave do gol belga.

Jogando com o relógio a seu favor, a Bélgica deixava Portugal tocar a bola e quando a tinha, buscava gastar o tempo. Lukaku puxava a marcação, buscando criar espaços para os companheiros. Aos 42 minutos, Cristiano Ronaldo toca de cabeça para André Silva finalizar, mas o lance para novamente nas mãos de Courtois. A pressão portuguesa continuou até o fim, mas sem conseguir passar pelo bloqueio belga. Fim de jogo e Bélgica classificada para as quartas de final da Euro.
 
PRÓXIMOS CONFRONTOS

A seleção da Bélgica agora terá pela frente a Itália. O jogo acontecerá na próxima sexta-feira (2), às 16h (horário de Brasília), na Alianz Arena, na Alemanha. Já Portugal se despede- da Eurocopa e volta as atenções para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Os portugueses voltam a campo em setembro para enfrentar a Irlanda em local a data a ser definido.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »