Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/07/2021 às 21h35min - Atualizada em 01/07/2021 às 21h30min

Instagram tem lógica de seus algoritmos revelada

Em busca de melhorar a interação com usuários, informações sobre o funcionamento da plataforma são dadas por CEO.

Beatriz Macedo - Editado por Manoel Paulo

Todos nós já ficamos curiosos a respeito de como as publicações em nossos feed´s são selecionadas, ou sobre o porquê o perfil daquela paquera - que stalkeamos todos os dias, risos - aparece nos primeiros stories. O famoso “Shadow banning”, onde conteúdos criados ou até mesmo usuários podem ser bloqueados e lançados para o limbo das publicações, também é um sentimento conhecido, principalmente pelos influenciados, quando se fala em Instagram. 

 

Por isso, na última quarta-feira,(23) Adam Mosseri, CEO de Instagram há quase três anos, publicou em seu perfil um vídeo onde explica sobre alguns funcionamentos do aplicativo, ao todo foram cinco tópicos: Funcionamento do algoritmo, Ranking do Feed´s e Stories, Ranking do Explorar, Ranking do Reels, “Shadow banning” e um pouco sobre como influenciar sua experiência. 

 

Liderando o 1° lugar em pesquisas realizadas no Google, a dúvida de como algoritmos são utilizados em redes sociais também foi o primeiro esclarecimento feito por Mosseri - focando em sua plataforma, revelando a existência de não um, mas vários algoritmos que tem como intenção compreender quais são os conteúdos de maior interesse do usuário, por meio de proxies - numa definição mais ampla, nessa ocasião proxies são utilizados para a obtenção de informações mais próximas da realidade, sendo testados de diversas formas, para encontrar as melhores predefinições de post's e entregá-las ao usuário - definindo se aquela marca de roupas que você tanto namora deve aparecer antes da foto de família constrangedora postada pela sua tia.  

 

Como tudo que é tentador, dicas de como influenciar quais conteúdos você recebe foram as últimas citadas. Buscar pelo que mais gosta é o primeiro passo, mas existem três ações chave: criar sua lista de Close Friends - sabemos bem o que close significa nesse caso -, silenciar perfis que não deseja mais interagir e marcar postagens recomendadas com “não tenho interesse”. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »