16/07/2021 às 12h57min - Atualizada em 09/07/2021 às 23h47min

Democratização da moda no Brasil: conheça 5 podcasts brasileiros sobre a indústria

Cada vez mais programas têm surgido para desmitificar a imagem de que a moda é fútil

Tai Alves - Editado por Daniel Magalhães
Reprodução: Anna Tarazevich
A moda expressa, cria linguagens e ajuda a criar uma identidade própria para se mostrar ao mundo. Mesmo assim, devido a imagem criada de que a moda é elitista e ‘coisa de mulher’, ainda há quem espalhe o discurso de que a indústria da moda é fútil e não é nada além de roupas e consumismo. Por sorte, a moda vem sendo uma pauta protagonista na internet. Por conta do formato dos podcasts, o assunto acaba tornando-se de fácil acesso e compreensão devido a abordagem simples, tendo sua imagem de fútil e frívola cada vez mais desmitificada. Influenciadores vêm trazendo o assunto de forma leve e clara para aqueles que são leigos e se interessam por moda em aplicativos populares como o Tiktok, Instagram e até mesmo através do Spotify, em forma de podcasts.

A moda é abrangente e extremamente importante para a sociedade e economia. No Reino Unido, o setor é avaliado em £26 bilhões. Em escala mundial, a indústria da moda arrecada US$ 3 trilhões no ano. É a segunda maior atividade econômica mundial, empregando mais de 57 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento, segundo a historiadora e pesquisadora Frances Corner. Ainda assim, estigmas e preconceitos rondam o assunto, trazendo declarações machistas de quem acha que a moda é apenas protagonizada por mulheres e não merece o espaço que tem.

Pensando nisso, Thaynara Junqueira, estudante de Jornalismo, criou o Desvestindo, no meio da pandemia em 2020. O podcast sobre moda, que está disponível em nove plataformas de streaming, abrange temas sociais, de sustentabilidade e mercado de forma clara e objetiva. A estudante diz que sempre quis trabalhar com moda, mas que não sabia como entrar no ramo até participar de uma consultoria com a Vogue Brasil, que a fez querer conquistar seu próprio espaço para trabalhar com moda. O podcast já está em sua terceira temporada e já teve convidados como Lelê Santhana, repórter de moda da Elle Brasil e fundadora do Portal das Modas no Instagram.

“Eu acredito que essa visão de que a moda é fútil é totalmente ultrapassada.”, declara Thaynara. “A gente já entende a moda como um fato social, e que ela pode ser artística, sociológica e econômica. Ela faz parte da nossa vida, a gente se expressa através da moda e a gente consegue discutir muitas coisas na sociedade através dela.”


Além da estudante, outros influenciadores procuram trazer a pauta de moda para as redes sociais, no intuito de explicar de forma clara que existem muito mais coisas por trás do setor, além do que se vê nas passarelas e nos editoriais. Eles trazem a questão política através de stories no Instagram e vídeos no Tiktok.

“Quanto mais a gente falar sobre o assunto, menos pré-conceitos e estigmas existirão. Porque é isso que a informação faz, ela esclarece.”, finaliza Thaynara.

Os podcasts conquistam cada vez mais espaço na internet, sendo um meio popular de consumo de cultura e informação. São programas de rádio gravados que podem ser escutados a qualquer momento nas plataformas de streaming. Trazendo conforto e acessibilidade de informações, os programas podem ser pausados quando o ouvinte quiser e abrangem inúmeros assuntos.

Sendo assim, aqui vai uma lista com 5 podcasts brasileiros sobre moda para você ficar por dentro da pauta!

1 – Desvestindo por Thaynara Junqueira.



Com 13 episódios e entrevistados especiais, o programa fala sobre moda e outros assuntos e visa trazer outros olhares para a pauta sem termos técnicos e complicações. Traz conversas atuais e importantes sobre a moda na sociedade e mercado. Disponível no Spotify, Anchor, Breaker, Google Podcast, Apple Podcast, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic. Instagram: @thaynarajunqueira.

2 – E aí, vamos falar sobre moda? por Ânima Fashion Branding.



O podcast trata sobre assuntos de business, cultura, branding e marketing relacionados à moda e procura dar dicas aos novos mercadores do setor têxtil. Tem 5 episódios e está disponível na plataforma do Spotify. Instagram: @anima.fashion.

3 – Moda e muito mais por Cacá Anjos e Taís Barreto.



No 'Moda e Muito Mais' as meninas falam sobre tendências, coleções, bem-estar, carreira, cultura e sociedade, fazendo jus ao nome! O programa está disponível no Spotify, Google Podcasts, Anchor e Radio Public e tem 71 episódios! Instagram: @modaemuitomaispodcast.

4 – Moda pé no chão por Ana Soares.



Ana é consultora de estilo e especialista em análise cromática. No programa ela fala sobre comportamento, mercado, beleza e sociedade de forma prática. O podcast tem 30 episódios e está disponível nas plataformas do Spotify, iTunes, Soundcloud, Youtube e Tunein. Instagram: @modapenochao.

5 – Vogue Cast por Vogue Brasil



Pelo time da Vogue Brasil, o podcast fala sobre lifestyle, comportamento, moda e beleza. Com 33 episódios, o programa está disponível no Spotify e no Deezer. Instagram: @voguebrasil.

Vale a pena escutar todos esses programas para entender com clareza e ficar por dentro de tudo que rodeia a pauta de moda!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »