Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/07/2021 às 15h31min - Atualizada em 26/07/2021 às 16h00min

Grammy Latino reconhece funk como música urbana abrindo espaço para o gênero na premiação

Artistas brasileiras comemoraram a novidade

Mariana Siqueira - revisado por Jonathan Rosa
Grammy Latino acontecerá no dia 18 de novembro na cidade de Las Vegas (Foto/ Reprodução:@Latingrammy)

A edição deste ano do Grammy Latino acontecerá no dia 18 de novembro na cidade de Las Vegas, e no mês de julho a Academia Latina da Gravação anunciou que irá reconhecer, pela primeira vez, o funk brasileiro como um tipo de música urbana. A notícia coloca o ritmo entre um dos concorrentes ao prêmio e alegrou artistas do gênero. Criado há 21 anos, o Grammy é considerado o maior evento latino-americano de premiação musical. 

Dentro da categoria de música urbana existem outros três tipos: a melhor fusão/interpretação urbana, o melhor álbum de música urbana e a melhor canção urbana. O funk estará inserido em fusão urbana e o site da premiação deu mais detalhes sobre essa subcategoria.

“São gravações, vocais (apenas singles ou faixas) que foram gravadas por artistas solo, duetos ou grupos (individuais ou em colaboração) apresentando uma gravação de caráter urbano (incluindo subgêneros como rap, reggaeton, hip hop, R&B, funk brasileiro, trap, dancehall etc)”.


Logo após a divulgação da novidade, diversas pessoas começaram a comemorar nas redes sociais e um dos nomes que mais foi ovacionado e dito como o motivo do ritmo estar ganhando força mundialmente, foi o da cantora Anitta. A artista que desde o começo de sua carreira defendeu o funk e disse que faria ele ser respeitado por todo mundo, agradeceu aos seus fãs no Twitter com a palavra “Gratidão”.

                                                                       

Anitta, já teve seis indicações ao Grammy Latino, a primeira foi em 2014 com a canção “Zen” na categoria de melhor canção brasileira. Dois anos depois foi indicada em "melhor fusão/interpretação urbana", com “Para Todas Elas” e em 2018 com “Sua Cara”. As expectativas para as indicações da cantora este ano ao prêmio também são altas. 

Outras artistas como Ludmilla e Lexa também comemoram o feito e se sentiram animadas com a notícia. Já que isso abrirá portas para cantores nacionais destacarem o funk brasileiro e se sentirem representados pela premiação.

Ludmilla, compositora e cantora carioca, usou sua rede social para expressar um pouco da sua felicidade diante da inclusão do funk brasileiro no Grammy Latino:

“Que conquista para o nosso funk, gente! Esse reconhecimento é de todos nós funkeiros que sempre lutamos e continuamos lutando até hoje pra quebrar barreiras. Nós estamos vencendo, todos esses anos de luta e resistência serão reconhecidos”.

Já Lexa,que iniciou sua carreira em 2013 cantando em bailes funk, escreveu em sua conta do Twitter sobre o crescimento do reconhecimento do gênero musical e também expressou estar orgulhosa:

A lista com os nomes dos artistas indicados ao prêmio do Grammy Latino 2021 será divulgada no dia 28 de setembro. Até lá os artistas e fãs seguem ansiosos para descobrirem quais serão os nomes destacados na 22º edição da premiação.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »