Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/07/2021 às 22h51min - Atualizada em 30/07/2021 às 22h42min

A corrida de conteúdos exclusivos: qual rota possui mais benefícios?

Construção histórica de reprodução de vídeos e conteúdos exclusivos cria disputa entre mercados distintos

Beatriz Macedo - Editado por Manoel Paulo

O conceito de herança conhecido pelo dicionário representa a ação de obter ou conquistar poder sobre algo, muitas vezes por meio de sucessão. Regredindo algumas letras do alfabeto, também encontramos o conceito de evoluir, ou seja, transformar-se gradualmente e positivamente. Ao longo da história pudemos encontrar poucas vezes em que esses dois verbos foram executados juntos e com sucesso, e uma prova disso são as arcaicas VHS´s.

 

Criadas em 1976, as famosas fitas VHS´s são o estopim do cotidiano mundial de filmes e séries no conforto doméstico. Substituídas pelo Digital Video Disc (DVD), que logo foi substituído pelo modelo gráfico mais atualizado, Blu-ray, as Video Home System (VHS) nem sequer são reconhecidas pelas novas gerações, assim como o hábito de assoprar os leitores de DVD´s jamais chegará ao conhecimento daqueles que já nasceram apertando o play em algum streaming, a forma mais atual de reprodução de conteúdos. O crescimento dos meios de reprodução de vídeo permitiram a criação do mercado que em 2020 conseguiu lucrar $61,8 bilhões, se tornando em um ano, mais rentável que os lucros anuais das telinhas de cinema desde 2016. 

 

Apesar de passar o bastão de formas magníficas ao longo dos anos, os novos meios de reprodução de vídeo - isso, os streamings - possuem uma concorrência à altura : os canais de TV a cabo. Desde 1948 canais a cabo existem para combater as dificuldades dos sinais via rádio, mas somente com a chegada da HBO - hoje, um dos maiores canais de TV paga do mundo - foram utilizados como meio de transmitir conteúdo exclusivo e pago. 

 

Com todas as novidades e parcerias inovadoras entre as plataformas de streaming, canais de TV a cabo ainda seguem estáveis em seu faturamento anual acima de $100 bilhões nos últimos quatro anos,  possuindo mensalidades - mais salgadas que a pipoca em noite de estreia - de maior valor no mercado. Os altos valores são baseados na exibição de conteúdos exclusivos e diversos das próprias emissoras, junto com a chegada antecipada de sucessos cinematográficos - aquela famosa sessão Telecine.  


Comparando com os preços oferecidos pelo serviço ao lado, sete assinaturas - das maiores plataformas de streaming - não alcançam o valor mais caro de uma TV por assinatura. Há quem acredite que a maior diversidade possível é o acesso ao lazer em qualquer lugar, - pelo celular, computador, Xbox, televisão e blu-ray - como é o caso desse millennials das telinhas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »