Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/08/2021 às 19h34min - Atualizada em 19/08/2021 às 19h30min

Twitter muda a sua interface para se tornar mais inclusivo

Além da mudança do layout, uma nova fonte foi adicionado a plataforma

Tamires Batista de Jesus - Editado por Manoel Paulo
Reprodução: Dutch Cowboys;
A plataforma Twitter lançou no dia 11 de agosto alterações na sua composição. Cores vibrantes agora fazem parte do pássaro azul, assim como o alto contraste propiciado pela ausência do plano de fundo cinza no feed e azul nos botões. As linhas divisórias que separavam os tweets também não existem mais. A intenção da empresa é tornar a experiência dos usuários mais inclusiva, facilitando a leitura de pessoas com deficiências visuais.

Algumas alterações no perfil do usuário também foram realizadas, a foto de perfil aumentou de tamanho e se encontra alinhada à foto de capa. Na página inicial agora possuem três colunas uma dos tweets, dos trendings topics e de sugestões de perfis. Uma nova fonte foi criada pela equipe do Twitter, a Chirp, que faz textos de escrita ocidental estar alinhados à esquerda sem modificar a escrita de idiomas orientais. 

Um easter egg pode ser encontrado ao digitar [CHIRPBIRDICON], após digitar o código aparecerá o pássaro característico da plataforma na sua publicação.
 
Funções como logar cinco contas em um dispositivo simultaneamente, tradução via Google Translator e a função “Explorar” que destaca tweets relevantes de acordo com idioma e localidade também foram habilitadas. O usuário pode optar por usar a versão nova ou antiga, no entanto, após escolher utilizar a nova versão não será possível voltar para a anterior. 

Apesar da boa intenção, alguns internautas relataram sentirem cansaço visual e dores de cabeça fazendo com que o Twitter precisasse realizar outras alterações para tornar a experiência do usuário mais confortável. Também foi considerada as necessidades do grupo de pessoas que são portadoras de sensibilidade sensorial. Já a fonte Chirp apresentou problemas para usuários do programa Windows.

O perfil dedicado à acessibilidade do Twitter, o Twitter Accessibility, emitiu um comunicado na sua conta a respeito das mudanças.
 
Melhorar a experiência do usuário é uma tendência no meio corporativo, cada vez mais se torna necessário proporcionar um melhor atendimento e autonomia para os clientes.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »