Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/08/2021 às 11h58min - Atualizada em 27/08/2021 às 14h48min

Confira quais cores são tendências para a primavera/verão 2022

Tons vibrantes foram destaque no street style da semana de moda de Copenhagen

Flávia Pereira - Editado por Larissa Barros
Reprodução / Instagram / @Alison Toby / @CamilaCoelho / @Juliana Caio
A semana de moda de Copenhagen se encerrou no dia 12 de agosto. Os looks de street style, chamaram atenção dos profissionais da moda por conta da cartela de cores usadas pelos fashionistas, seja apenas em algumas peças, ou em looks monocromáticos.

Há também empresas especializadas em tendências de cores como Pantone e WGSN, que fizeram suas previsões de cores para a temporada de primavera/verão 2022. Nicolle Moraes, especialista em tendências na WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo, diz que as cores da próxima estação se dividem em suas paletas.

 

A primeira paleta possui tons artificiais como o Mango Sorbet, o alaranjado Oxy Fire, tons em neon e rosa magenta, que se refere muito à intensa conexão virtual do consumidor e à busca transmitir através da cor, algum prazer sensorial. A segunda paleta é composta por tons mais naturais, remetendo a busca pela conexão com o natural, por isso veremos muito o uso do Cru, Terracota, Amarelo-espirulina e tingimentos de origem natural", afirma.


Ela também explica que a WGSN realiza suas previsões através de um cruzamento de pesquisas quantitativas, qualitativas e que contam com o auxílio e análise de nossas plataformas Instock e Barômetro, que realizam análises de dados de varejo e consumo. “Cruzamos estes dados a informações de empresas parceiras”, diz. 
 


A coolhunter, empresária e fundadora da Catchwalk e N.marinho, Cristina Marinho, afirma que a pesquisa, na N.marinho sempre começa com a projeção de como estará o comportamento das pessoas para a estação. “Para o Verão 2022, por exemplo, iniciamos a pesquisa em 2022, e relacionamos que sentimentos o consumidor brasileiro evoluiria para o verão 22”, ressalta.


 
Segundo a sua pesquisa, as cartelas de cores selecionadas cautelosamente, vá de tons neutros, terrosos, vibrantes e pastéis. Cada cor reflete num comportamento humano. Cristina também relata o que cada cor reflete no comportamento da sociedade:
 

“As cores bem vibrantes refletem a vontade de escapar da realidade, de viver 100% os momentos bons, de brincar sem regras. As cores mais calmas, como os tons pastéis já levam o consumidor para uma calmaria, uma reflexão sobre a vida, e um refúgio na natureza. E os tons mais terrosos, levam o consumidor à busca de suas origens, da ancestralidade, do contato com a terra”, explica.

 
 
As ruas de Copenhagen durante a semana de moda foram marcadas por looks coloridos, o que passa um mood mais divertido no street style. “Copenhagen tem sido uma semana de moda com muitas conexões com a moda brasileira, já que a Dinamarca, assim como o Brasil, é conhecida pela felicidade de sua população. E tem um fresh nas suas atitudes, que mostraram tons pastel associados à bases transparentes para mostrar muita fluidez”, diz Cristina.

O uso das cores reflete a alegria com o avanço da vacina,  um ar de esperança, o que  faz com que o consumidor reassumisse o controle de suas vidas. “É isto é muito profundo e poderoso. Além de tudo a vacina traz a confiança no futuro, perspectivas e segurança. Isto tudo acaba refletindo nas cores que devem transmitir principalmente alegria e liberdade”, destaca.
 
Já a estilista e professora de Produção de Moda e Styling, Léia Marinho, diz que ao acompanhar a temporada de Copenhagen, o objetivo de conscientização de uma moda sustentável continua firme e forte. Para com base em sua pesquisa, ela relata que alguns tons do inverno vão permanecer no verão, como os tons de neon e diversos tons de verde.

“Isso mostra que os fabricantes podem continuar utilizando sobras de matéria prima, evitando assim estoque parado que significa dinheiro parado” diz





Recentemente, Léia abriu uma marca de roupas chamada COM. “Estou desenvolvendo minha coleção em passos largos, pois a quantidade mínima de produção no mercado atual é bem relevante e não penso em encher estoques antes de conhecer muito bem meu público, mas no que eu conseguir produzir, com certeza será baseado na tendência mais atual possível”.


 

 
Nas redes sociais como o PinterestInstagram e TikTok, ficaram evidentes quais são as cores prediletas das fashion girls: cores vibrantes como o laranja, rosa, verde, roxo e amarelo. Em setembro inicia o calendário da moda começando por Nova York, e é bem provável que algumas destas cores apareça em alguns desfiles, como tem aparecido em temporadas passadas, como a de outono/inverno.

A colunista da Glamour, diretora criativa e beauty expert, Larissa Cunegundes, ama incluir cores em seus looks e diz que as cores fazem parte da minha vida há pouco tempo. "Sempre gostei de buscar as possibilidades de combinações que elas me proporcionam. Para mim, as cores transmitem personalidade e, claro, também o humor que você está no dia", afirma Larissa.


Para ela, não existe a cor certa, pois cada pessoa escolhe o que faz mas sentido para si. Porém, o que ela observou, é que o verde abacate dominou as semana de moda. "O verde abacate é uma das tonalidades que mais tem se destacado nesse ano e, ao que tudo indica, não sairá de cena tão cedo. A cor remete a um clima mais jovem, alto astral, nada óbvio e é capaz de elevar qualquer look em segundos", conclue.

 


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »