Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/08/2021 às 20h59min - Atualizada em 28/08/2021 às 20h02min

Consumo de doramas no Brasil cresce na pandemia e país é o terceiro no ranking

Com grandes produções, as séries asiáticas, impulsionadas pela Hallyu, conquistam cada vez mais pessoas e ganham espaço nos streamings e telas brasileiras

Evellyn Torres - Editado por Talyta Brito
Reprodução / Tvn - Tudo bem não ser normal
A Hallyu, ou Onda Coreana, surgiu na década de noventa e desde então passa por cima de tudo, espalhando a cultura do país mundo afora. Influenciando na moda, na culinária, em produtos de beleza, com o "k-beauty", no fenômeno da música pop sul-coreana, o “k-pop” e agora, sendo reconhecida no cinema e televisão, com os filmes premiados e doramas. 
 
O Brasil foi um dos que mergulhou de cabeça na Hallyu e passou a consumir as produções. Uma pesquisa divulgada em julho deste ano pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, realizada pela Fundação Coreana, aponta que comparado a 2019, houve um aumento na audiência com a pandemia.
 
Dentre 18 países analisados, o Brasil encontra-se em terceiro lugar no consumo das séries, seguido pelos Emirados árabes Unidos e Taiwan. Com pesquisa online realizada entre setembro e novembro de 2020, foram entrevistados 8.500 homens e mulheres entre 15 a 59 anos de idade. Em primeiro e segundo lugar estão a Malásia e a Tailândia, respectivamente.

As séries mais assistidas pelos entrevistados foram: Crash Landing on You em primeiro, seguido de It’s Okay to Not be Okay; The World of the Married; Itaewon Class e Kingdom. Todos disponíveis no catálogo da Netflix, exceto The World of the Married, presente na plataforma de streaming Viki, voltada exclusivamente para as produções asiáticas, com planos gratuitos e pagos. Entre os filmes, Parasita, ganhador de 4 Oscars e Trem para Busan (Invasão Zumbi) são destaque. 

Os doramas ou dramas não são exclusivos da Coréia do Sul, mas são mais populares, devido à Onda Coreana. O termo “Dorama” é utilizado para indicar de forma geral, as novelas e séries produzidas na Ásia, também podem ser especificados pela sigla de cada país, como os c-drama (China), j-drama (Japão), k-drama (Coréia do Sul), com exceção da Tailândia, o nome designado é Lakorn.
 
Para os k-dramas, há também o investimento pesado na Cultura nos anos de crise econômica, que aumentaram o turismo e a economia do país. Segundo dados da Organização de Turismo da Coreia do Sul, em 2019, 55,3% dos visitantes foram ao país por influência da Hallyu. 
 
De Ponte Nova, Minas Gerais, Marina Carvalho, é escritora brasileira com milhares de livros vendidos e mais de dez livros publicados. “O melhor dos imprevistos” novo livro encontra-se em pré-venda este mês. Com inspiração no mundo dos dramas, escreveu “Um dorama para chamar de meu”, lançado em 2019 pela editora Astral Cultural. O livro conta a história de Mariana Pena, uma mulher forte e independente, que precisa trabalhar como assessora de imprensa do aclamado fotógrafo, Joaquim Matos, ou Yoo Hwa-In, sul-coreano. Juntos, irão viver um romance digno de dorama, lidando com a máfia, diferenças culturais e belas paisagens.
 

 
Mariana conta que escrever um livro com essa temática foi a consagração de uma paixão, seu primeiro drama foi "Descendentes do Sol", desde então se apaixonou pelas produções, na época chegou a ver mais de cinquenta. “Foi algo tão diferente que o livro surgiu na minha mente e a produção dele demorou apenas três meses, a escrita porque eu estava muito entusiasmada”, explica.
 
Sobre a escrita, fez uma grande pesquisa, conversou com coreanos e com pessoas que já estavam na Hallyu a mais tempo. Ela também conta “Li muita coisa, fui pegar referência sobre comportamento, comida, música, cultura.” Desde o começo, Mariana quis quebrar alguns estereótipos, como o “japa é tudo igual”, utilizando a voz enquanto escritora. A personagem principal utiliza o termo no início, mas depois muda de pensamento ao decorrer do livro. “Toda forma de preconceito ela precisa ser revista e muitas vezes nós não fazemos ideia de que elas estão enraizadas dentro de nós e reproduzimos sem nem pensar” completa.
 
Em outubro de 2020, Thaís Fernanda, de Rio Preto, interior de São Paulo, criou o “Delicato Doramas”, uma página no Instagram para compartilhar o amor pelo k-pop, doramas, animes e livros com outras pessoas. A página atualmente conta com mais de sete mil seguidores, com postagens informativas, resenhas e opiniões da criadora. 
 
Com as séries, um dos primeiros contatos foi através do k-drama Boys over flowers, em 2011. Mas foi com 49days que se apaixonou pelo universo. Para ela, a experiência foi como abrir uma caixinha de pandora e descobrir um mundo novo e maravilhoso. 
 
“Além dos roteiros incríveis, cheios de um enredo intrincado, misterioso e apaixonante, tem também a cinematografia, os cenários e figurinos lindos. E como não se apaixonar pelas trilhas sonoras impactantes, músicas que ficam marcadas mesmo depois de um longo tempo que o drama foi lançado”, conta.
 
No início, tinha a dificuldade de encontrar as obras, anos atrás, eram ainda poucas as comunidades de fãs (fansubs) que se propunham a legendar e disponibilizar os conteúdos de forma gratuita, era preciso vasculhar a internet. Além do Viki, o popular DramaFever, criado em 2009, foi encerrado em 2018.
 
“Hoje em dias existem vários fansubs, uma infinidade de dramas legendados para o português, streamings oficiais dispostos a disponibilizar um catálogo repleto e ainda dublar o conteúdo” afirma.
 
Plataformas de streaming voltadas para os dramas, como Viki e Kocowa estão no mercado há anos, mas, recentemente a Netflix, com mais de 209 milhões de assinantes, embarcou de vez no ramo. Em apresentação divulgada, a empresa investiu, só este ano, mais de 500 milhões de dólares em produções na Coréia do Sul, com filmes originais, continuações, como a segunda temporada de Love Alarme e um spin-off de Kingdom
 
Para Thaís, além da facilidade de encontrar as séries, a dublagem delas é extremamente importante.“Fiquei tão emocionada quando uma seguidora disse que o marido finalmente poderia acompanhar as séries com ela depois que houve a inserção das dublagens, já que ele tinha perda de visão e não conseguia ler as legendas. Acho maravilhoso e apoio cada vez mais que mais títulos sejam dublados e as pessoas tenham mais oportunidade pra assistir.”
 

A televisão brasileira, embora fique para trás, se faz presente, o canal de TV aberta Loading Entertainment Media, voltado para a cultura pop, animes, games e séries exibiu no começo do ano o k-drama, Descendentes do Sol, dublado, durante as tardes. Porém, o canal encerrou as produções e demitiu todos os funcionários no dia 27 de maio, após seis meses de funcionamento. Os programas exibidos atualmente são reprises, até que seja decidido o futuro da emissora. 
 

As séries possuem uma infinidade de gêneros e temas. Podem abordar o bullyng, como no j-drama“Switched”; um universo de fantasia e romance como no c-drama “Ashes of Love” e até levar zumbis a era de Joeason, com o k-drama “Kingdom”. A originalidade, criatividade e belas produções encantam o público, que após o primeiro contato, não querem mais sair da onda.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »