Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/10/2021 às 20h04min - Atualizada em 04/10/2021 às 19h27min

Marca de moda traz conceito ao customizar roupas

A Remodelaria é uma loja de customização e personalização de peças no interior de São Paulo e faz parte de um movimento sustentável que cresce na moda.

Isabelle Marinho - Editado por Dani Barros
Marca de roupas, Remodelaria, customiza e transforma peças com o intuito de dar vida às roupas. (Foto/Reprodução: Instagram @remodelaria_)

Um dos principais pontos que o público e especialistas debatem no mundo fashion atualmente é sustentabilidade. Não seria por acaso, visto que mudanças climáticas e desequilíbrios naturais estão nas agendas públicas como prioridade, depois da pandemia. Assim, conceitos e movimentos que prezam por uma moda menos prejudicial ao meio ambiente existem há anos, mas estão chamando muito mais atenção agora, como é o caso da reutilização de peças, o upcycling e a customização.

O aumento no número de brechós também é considerável. O mercado de segunda mão que já estava em constante crescente anos atrás decolou ainda mais no período pandêmico. Segundo um levantamento do Sebrae, esse segmento cresceu 48,58% entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, um número extremamente significativo que foi desvendado por inúmeras causas: crises econômicas, desequilíbrios ambientais, pandemia e um novo conceito ao que era “a vida normal”, moda vintage e muito mais.


 

Pela grande procura em brechós, sustentabilidade e reutilização de peças é notável que o público busca por baixo custo, originalidade e roupas criativas e diferentes para cada estilo nesse momento conturbado para o mundo. Desta forma, a Remodelaria, localizada em Ourinhos-SP, se destaca com roupas, peças, máscaras e outros materiais que utilizam da customização, personalização e sublimação e dão o charme e diferencial para a marca. Com a iniciativa da designer de moda Kahena Milano, que trabalhou como estilista para diversas marcas a partir de 2012, o “Studio Personalize” nasceu em 2019, mas em 2020 trocou de nome justamente pela insatisfação de Kahena, transformando-se em Remodelaria.

O nome, agora mais criativo e único, vem de “re-modelar” algo, recriar conceitos e peças já existentes, se tornando o intuito da marca. Mas, ainda assim, se diferencia do famoso upcycling. De acordo com a designer, o customizar é pegar uma peça e a transformar em algo novo, porém, seguindo o mesmo tipo de roupa: uma jaqueta continuará uma jaqueta com uma cara nova. Enquanto o upcycling reutiliza as peças tornando-as em algo diferente e totalmente novo, como ao utilizar tecidos de saias e calças para construir um vestido.

 


Kahena ressalta a importância da customização para a sustentabilidade. “Customizar é, simplesmente, dar vida ao que já existe e não faz mais sentido para a pessoa. O consumo hoje em dia está desenfreado, assim, geramos muito lixo. Peças de roupas também acabam se tornando lixo quando descartadas. Então, dar vida a algo que poluiria o planeta é a maneira mais sustentável (de reutilizar)”. Sendo assim, a idealizadora da marca vê inspiração em séries, filmes, cotidiano, gostos dos clientes e estudos de tendência.

Para produzir, além de inspiração e tendências, é necessário pesquisar os materiais que serão utilizados. Além disso, comprar insumos, preparar desenhos e acessórios que serão aplicados, transferir o desenho para a peça e, como relata a estilista, “se divertir pintando e aplicando os acessórios para dar a cara nova”.


Assim, é possível ter uma peça totalmente personalizada, original, criativa e com um preço muito diferente do que se encontra em lojas fast fashion que produzem em larga escala roupas sem o cuidado sustentável e que são facilmente encontradas em cada esquina. A customização é um trabalho feito com cuidado e carinho que contribui não só com o meio ambiente, mas também com a recriação de conceitos e práticas que o mundo da moda tanto necessita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »