Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/10/2021 às 00h00min - Atualizada em 10/10/2021 às 00h01min

Brasil registra a menor média móvel do coronavírus no último dia 03 de outubro

A taxa de vacinação é um importante fator para a diminuição de casos de COVID-19 no mundo

Juliana Valillo - Editado por Júlio Sousa
CNN; BBC; G1 Globo; Conass; Ministério da Saúde; OMS
Leitos de hospital | Fonte: Pexels
O Brasil registrou a menor média móvel de mortes em mais de duas semanas. No dia 03 de outubro, foram computadas 225 mortes e 9004 novos casos de coronavírus no país, dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). As informações foram publicadas às 18 horas do dia 03/10 e são referentes às últimas 24 horas desse dia.
 
O número de óbitos que foram causados pela COVID-19 alcançou 501. A menor média móvel em mais de duas semanas, desde o dia 13 de setembro, no qual o índice esteve em 465. Esse número é a representação do total diário de vítimas causadas pela doença, em uma média dos últimos sete dias.
 
No ano de 2021, a menor média móvel registrada em um dia de mortes foi no dia 10 de setembro, alcançando o número de 454 óbitos. Desde o dia 14 de setembro, o índice se mantém em 500 óbitos diários. 
 
A média móvel é uma ferramenta matemática utilizada para analisar os números de casos confirmados e o de mortes da COVID-19, verificando se aumentou ou diminuiu, durante uma semana, de acordo com o mesmo intervalo de tempo nas outras semanas.
 
O território brasileiro tem, ao todo, mais de 600 mil mortes e mais de 21 milhões de infectados pelo coronavírus. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina foram os mais afetados pela pandemia, ultrapassando a marca de mais de um milhão de infectados pelo coronavírus em cada um deles.
 
Cerca de 100 milhões de brasileiros foram totalmente imunizados com as duas doses de uma vacina ou com a dose única, o que representa cerca de 46,5% da população do país. Um mapa de vacinação contra o coronavírus no Brasil foi feito e disponibilizado pelo G1 Globo em seu site, os dados são atualizados diariamente. O link para o site: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/
  
A vacinação é uma forma segura e eficaz para a prevenção de doenças e podem salvar vidas. A vacina é uma ação de saúde de maior eficiência feita em centros de pesquisas e laboratórios por cientistas de todo o mundo, reduzindo a mortalidade de uma doença e o aumento no número de anos vividos na população. As vacinas passam por um rigoroso processo de desenvolvimento, com a inclusão do controle de qualidade em todas as suas fases de produção e avaliação, desde a sua segurança da sua aplicação nos seres humanos ao seu potencial o sistema imunológico para a defesa de microrganismos invasores.

As autoridades responsáveis indicam que o avanço da vacinação no país é a principal responsável pela diminuição nos números. A baixa dos principais marcadores da pandemia é constante desde que a campanha de imunização começou, no dia 18 de janeiro de 2021.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »