Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/10/2021 às 10h19min - Atualizada em 13/10/2021 às 07h56min

Turismo de pesca na região Sul mato grossense

A atividade esportiva de pesca e solta começou apresentar alta em Mato Grosso do Sul, e o feriado prolongado foi bem aproveitado pelos turistas dessa prática

Evelyn Mendes - Editado por Bárbara Miranda
Fonte : Gov Ms

O turismo de pesca, que é algo bem comum em regiões como Mato Grosso do Sul, atrai muitos viajantes de todos os lugares do Brasil, isso porque a infraestrutura é muito bem equipada para receber os amantes dessa prática e os rios são de fácil acesso. Com o afrouxamento de regras sanitárias da pandemia e a alta vacinação no estado, o turismo voltou no ano de 2021 com muito otimismo por parte de pescadores e comerciantes locais, várias pessoas praticantes dessa atividade aproveitaram o feriado prolongado do mês de outubro para viajarem pro estado e curtirem esse passeio diferenciado, a estimativa da secretaria de turismo de Corumbá é receber pelo menos até três mil viajantes.
 

A temporada de pesca e solta fica aberta entre os meses de Abril e outubro, isso porque no mês de novembro se da inicio o período da piracema, época em que algumas espécies de peixe entram em fase de reprodução, e para que este ciclo não seja afetado, a pesca fica proibida até o final dessa fase de proliferação dos animais.
 

A atividade de pesca e solta consiste em pescar o peixe e soltá-lo novamente no rio, ainda, no estado sul mato grossense é permitido levar um peixe para casa, o que atrai ainda mais turistas para essa região, porém depende do tamanho e da espécie de animal, mas isso você encontra em uma tabela disponibilizada pelos locais que recebem os pescadores. É uma tarefa que tem o intuito de promover consciência nos pescadores sejam eles  profissionais ou amadores e não tem fins lucrativos.
 

Além de realizar uma atividade esportiva sem prejudicar o meio ambiente, essa ação possibilita um desenvolvimento econômico nas cidades que recebem os turistas com a locação de hotéis, pousadas ou até mesmo compras de materiais precisos para a pesca, em Corumbá é normal receber ônibus de excursões para a atividade recreativa, e no estado em geral  é comum torneios de pesca esportiva o que leva ainda mais viajantes para essa região.
 

Esse tipo de turismo vem apresentando um aumento gradativo entre as pessoas participantes, além de ser um turismo diferente do que costuma-se ver, ele também oferece lazer e contato direto com a natureza, proporcionando benefícios que qualquer viagem pode oferecer, e ainda pode ser praticado em família. Se você ficou com vontade de experimentar esse turismo recreativo, é preciso de uma preparação antecipada, além disso é exigido licença ambiental para praticar essa atividade, então com uma organização bem feita o passeio é garantido, contando que em 2022 a tendência é receber muitos turistas nessas regiões pantaneiras.

Publicação de alguns dos turistas que passaram por Mato Grosso do Sul


 

 

Referências :

 

Temporada de pesca começa e pescadores devem respeitar cota especificada em MS. G1 MS, 2021. Disponível em:<https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/03/01/temporada-de-pesca-comeca-e-pescadores-devem-respeitar-cota-especificada-em-ms.ghtml>. Acesso em 11-10-2021.
 

FERREIRA, João Paulo. Após o fim da piracema, o Governo determinou novas regras para pesca em Mato Grosso do Sul. O sul matogrossense, 2020. Disponível em :<https://osulmatogrossense.com.br/cotidiano/apos-fim-da-piracema-governo-determina-novas-regras-para-pesca-em-mato-groso-do-sul/#:~:text=Com%20o%20fim%20da%20Piracema,de%20Mato%20Grosso%20do%20Sul.&text=O%20decreto%20n%C2%BA%2015.166%20regula,e%20m%C3%A1ximo%20de%20cada%20esp%C3%A9cie. >. Acesso em 10-10-2021.
 
Quisty, Sabe o que é turismo de pesca? Saiba onde deve ser praticado. Blog da Quisty, 2019. Disponível em:<https://blog.quisty.com.br/sabe-o-que-e-turismo-de-pesca-saiba-onde-deve-ser-praticado/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20o%20turismo%20de%20pesca%3F,meio%20ambiente%20ap%C3%B3s%20a%20pescaria. >. Acesso em 11/10/2021.
 

Cartilha do Pescador. Semagro MS, 2021. Disponível em < https://www.semagro.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/CARTILHA-PESCADOR-2021-2.pdf >. Acesso em 11/10/2021.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »