Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/10/2021 às 23h17min - Atualizada em 13/10/2021 às 22h04min

Brasília além da política

Conheça a Capital do Turismo, cercada de história, arquitetura e cultura

Ludmila Dias - Editado por Matheus Da Fonseca
https://www.poder360.com.br/brasilia-60-anos/turismo-em-brasilia-arrecadou-mais-de-r-130-milhoes-em-5-anos/
(Imagem: Ludmila Dias)

Brasília normalmente é associada à política, o que é aceitável, se tratando da capital federal do Brasil e concentrando os 3 poderes que regem o país, mas saindo da linha política, o que mais a capital tem a oferecer? Conheça passeios gratuitos e interessantes para conhecer.

 

Conhecida por ter o formato de uma avião vista de cima, com apenas 61 anos de inauguração, Brasília coleciona belas paisagens, naturais e arquitetônicas, começando pelo Congresso Nacional, um belo monumento, logo no início da praça dos ministérios nota-se de longe a grandeza dessa estrutura que tem grande significado, a conha da câmara é volta para cima e representa o povo, a conha do senado é voltada para baixo que representa a vontade do Estado.

 

Por trás do Congresso fica a praça dos 3 poderes, o destaque aqui vai ser o memorial de Tancredo Neves e o Espaço Lúcio Costa. O nome correto é Panteão da pátria e da liberdade - Memorial Tancredo Neves, conta a história de diversas formas, existem filmagens, linha do tempo, contando a história e trajetória política de Tancredo Neves. Na parte superior do memorial é possível observar quadros em forma de história, são 13,5 metros de comprimento que representam a Inconfidência Mineira, nesse mesmo salão é possível ter acesso ao Livro de Aço, onde encontram-se diversos nomes de heróis nacionais e suas respectivas biografias.

No Espaço Lúcio Costa encontra-se a Maquete de Brasília, cópias de croquis e diversos relatórios do Plano Piloto, o lugar foi pensado por Oscar Niemeyer, que foi escolhido pelo então Presidente Juscelino Kubitschek para projetar as principais projetos da cidade, o espaço foi inaugurado em 1992, em comemoração aos 90 anos do Arquiteto e Urbanista Lúcio Costa, considerado um passeio rápido, porém engrandecedor, encanta com as riquezas de detalhes e é uma excelente dica para quem pretende conhecer o lugar com outros olhos, com perspectivas arquitetônicas, históricas e culturais, Brasília tem muito a oferecer.

 

Para atenuar a importância da Capital Federal, vamos aos números, em 2020 Brasília foi o 4º destino mais procurado por brasileiros, “Para 2020, a Setur (Secretaria de Turismo (e o GDF (Governo do Distrito Federal) preparam uma série de ações que visam estruturar e valorizar o turismo na cidade, buscando parcerias com a rede hoteleira, companhias aéreas e também dando mais visibilidade às atrações turísticas de Brasília”, diz secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, o turismo em Brasília arrecadou R$ 130 milhões em 5 anos e isso representa, 2,5% do PIB do DF, o que gera 85.000 empregos.

 

Conhecer Brasília é se aprofundar na história e nas belezas, sejam elas naturais ou com intervenção humana, é saber que a força de um povo ergueu aquelas imensas edificações e que jamais serão esquecidos.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »