Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/06/2019 às 15h17min - Atualizada em 17/06/2019 às 15h17min

Espanha empata sem gols diante da China e garante vaga nas oitavas do Mundial

Hispânicas garantiram segunda colocação do Grupo B e enfrentam Estados Unidos ou Suécia na próxima fase; chinesas aguardam definição dos grupos para conhecer adversárias

Paulo Octávio - Editado por Taynã Melo
Foto: Divulgação/FIFA

Em jogo frio e sem muitas chances de gol, Espanha e China empataram em 0 a 0, pela última rodada da primeira fase da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019. As duas seleções entraram em campo sabendo que apenas uma vitória da África do Sul sobre a Alemanha prejudicaria uma das duas e mudaria o panorama do Grupo B. Com a igualdade, La Roja passa em segundo, e as chinesas conseguem uma vaga como uma das melhores terceiras colocadas.
 
Partida teve trio de arbitragem composto por brasileiras. Edina Alves foi auxiliada por Neuza Back e Tatiane Sacilotti. Elas nem tiveram trabalho nesse jogo. Caso a Seleção Brasileira não seja bem-sucedida na competição, Edina é cotada para ser a árbitra da decisão.
 
Primeiro tempo
 
Aos dois minutos veio a primeira boa chance. Garcia recebeu lançamento na área e chegou a driblar a goleira, mas perdeu ângulo e a jogada. China apertava a marcação e não deixava Espanha chegar, porém errava os cruzamentos. Mesmo assim, as espanholas tiveram mais posse de bola e as melhores chances, entretanto paravam na defesa adversária. Aos sete, espanholas chegaram de novo com Garcia, que desviou de ponta de chuteira o levantamento na área. E aos 9’, Hermoso bateu forte, só que a bola bateu nas costas da colega.
 
O gol da Alemanha, quando passavam 14, aliviou ambas equipes. Espanha, com a vantagem do empate para ficar com a segunda colocação, armou blitz. Aos 27’, Hermoso deu uma boa bola para Nahikari , que tentou o drible, mas foi interceptada. Na sequência, Hermoso serviu Mariona, que bateu da entrada da área e levou perigo a goleira Peng. Enquanto isso, Paños, a arqueira hispânica, só aparecia para dominar bolas recuadas.
 
De tanto tentar, espanholas quase chegaram ao gol aos 38’. Hermoso cabeceou forte para boa defesa de Peng. No final da primeira etapa, China chegou com perigo pela primeira vez. Aos 45’, Paredes errou o passe e deu de presente o contra ataque, só que a chinesa cruzou com muita força.
 
Segundo tempo
 
O primeiro lance mais agudo aconteceu aos seis minutos de jogo. Garcia foi sozinha para área e teve liberdade, entretanto bateu errado para fora. Quatro minutos depois, na falha das chineses, Garcia errou outro chute cara a cara com Peng. Espanha seguiu na pressão.  Aos 15’, após boa troca de passe, Patri ariscou da meia lua para outra defesa da goleira.
 
Com resultado a favor de ambas seleções, o jogo esfriou com China e Espanha errando muitos passes e com uma postura mais apática. Mas aos 37’, a Espanha esquentou a partida. Patri bateu forte, rasante, e obrigou Peng a trabalhar. A chinesa também foi importante aos 40 e aos 43 minutos, quando se esticou para fazer uma outra grande defesa em chute de Hermoso por cobertura. E quando evitou gol olímpico.
 
Situação do Brasil
 
Brasil torcia por uma goleada nesse jogo. Isso porque a equipe derrotada ficaria com saldo de gols pior que a da seleção numa eventual disputa pelo terceiro lugar. Porém, mesmo se for derrotada amanhã pela Itália, brasileiras precisariam torcer contra goleadas de Chile e Camarões para não sair do ‘G4 das melhores terceiras’. Já um empate amanhã resolve a vida da nossa seleção.
 
Próximos confrontos
 
Espanha e China esperam a definição da rodada para saberem quais serão suas respectivas adversárias nas oitavas de final.  As espanholas voltam a campo na próxima terça. Sua rival será a primeira colocada do Grupo F (EUA ou Suécia) , segunda (24), às 13h, em Reims. Já a China tem dois caminhos: dependendo do posicionamento dos outros terceiros colocados pega o primeiro colocado do grupo C (Itália), na terça-feira (18), às 13h, em Montpellier. Ou encara o primeiro do Grupo D (Inglaterra ou Japão), no domingo (23), ao meio-dia, em Valenciennes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »