Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/10/2021 às 06h25min - Atualizada em 28/10/2021 às 05h34min

O artesanato e o turismo no Brasil

Gecilda Pereira fala sobre a importância do artesanato na cidade de Campina Grande

Larissa Pessoa - Editada por Victória Silva
Fonte: Casa Jardim Decor/ Reprodução: Google
Artesanato, palavra que define as produções não industrializadas, personalizadas e que geralmente são confeccionadas de forma manual e como o nome já denuncia pode ser considerada uma forma de arte. No Brasil, esse tipo de arte mais utilitária está diretamente ligada a identidade cultural de muitos estados, regiões e municípios e consequentemente atrelada ao turismo.

A atividade turística é um dos maiores pilares econômicos de sustento do artesanato no Brasil, sempre que uma pessoa visita uma região ela prefere levar uma lembrança que faça parte dos costumes, identidade e história daquele lugar, dessa maneira os artesãos são grandes responsáveis pela movimentação da economia local, além de empreendedores, esses profissionais também geram emprego e trazem um olhar todo especial e artístico para objetos simples como, roupas, objetos de cerâmica, bordados, utensílios domésticos e muitos outros. A individualidade, exclusividade e as vezes até durabilidade das peças fazem toda diferença na hora do turista optar por esse tipo de produção.

Gecilda Pereira, designer de moda e artesã, está a quinze anos trabalhando com algodão colorido na cidade de Campina Grande, na Paraíba, chama algodão de “ouro ecológico” e destacou a importância do produto para história e cultura da cidade. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) situada na cidade, foi quem desenvolveu esse tipo de algodão que despensa o uso de coloração artificial nas roupas produzidas por ele, fazendo com que a produção dos tecidos polua muito menos e os torne bem mais ecológicos que os convencionais

A designer trabalha na Vila do Artesão, espécie de “feira” dedicada ao comércio do artesanato na cidade “A vila do artesão é referência no artesanato, se destaca pela produção realizada pelo próprio artesão, e além de trabalhar com turista, importa produtos para outros estados.” Com isso ela revela que o movimento econômico do artesanato não se restringe apenas ao município, mas também transita entre outros estados do país. Quando perguntada acerca da relação das produções com o turismo ela afirma:

“Não existe cultura sem turismo, nem turismo sem cultura, os dois estão interligados, a cultura é vendida por meio do artesanato, com toda a carga histórica que ela possui o turista que sempre quer levar um pedacinho do lugar que ele visitou, consome a cultura diretamente através do artesanato.”


E continuou comentando:
“Nas festas juninas, o conhecido “maior São João do Mundo” nós recebemos turistas do país inteiro e eles amam o algodão colorido, não somente pela pegada ecológica, mas pelo fato de possuir uma peça exclusiva que carrega toda identidade campinense que foi produzida diretamente por um artesão.”

Além dos impactos de “grande escala”, toda a arte e a valorização identitária presente nesse meio também trazem impactos significativos na vida de quem produz e foi com encanto e orgulho que Gecilda nos contou sobre a importância do artesanato na sua vida:

“Tenho curso superior, mas me encontrei de fato no artesanato, sou formada em design de moda, priorizo a moda sustentável e tenho muito orgulho de trabalhar com isso.  
Por muito tempo houve uma visão negativa sobre o trabalho com artesanato, como algo sem muito valor, mas eu enxergo como algo rico em alma, cultura e prosperidade, tanto na rentabilidade do artesão como na exclusividade do consumidor”
 
O artesanato então se revela como mais uma beleza a ser conhecida pelo país, cada região com sua maneira, formas e cores, transmitindo valores ecológicos, arte e valorização do trabalho e da cultura tão diversificada que existe no Brasil.









































Referências:
 
A importância do artesanato para o turismo. vonews.com. 2016. Disponível em < https://voenews.com.br/2016/03/21/a-importancia-do-artesanato-para-o-turismo/ > . Acesso em: 28/10/2021
 
O Artesanato, o artesão e o turista. sebraemg.com. 2018 Disponível em < https://sebraemg.com.br/blog/o-artesanato-o-artesao-e-o-turista/ >  . Acesso em: 28/10/2021

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »