Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/11/2021 às 17h49min - Atualizada em 01/11/2021 às 17h02min

Adaptações | Conheça os livros que irão para as telas

Descubra quais são as obras literárias que tiveram suas produções audiovisuais confirmadas.

Beatriz Rabelo - Revisado por Isabelle Marinho
(Reprodução: Editora WMF Martins Fontes/ Editora Paralela/ Editora Intrínseca)
Adaptações de livros para as telas sempre foram extremamente populares e continuam até hoje lotando salas de cinema e batendo recordes em plataformas de streaming de vídeo. Com bastante conteúdo para um roteiro enriquecido, essas produções incentivam a busca pela leitura.

Muitos fãs de literatura estão constantemente esperando o momento de ver mais uma de suas obras preferidas sendo adaptadas. Mesmo que inúmeras vezes, o longa-metragem ou série acaba por decepcionar o público por não ser muito fiel ao material original. Porém, agora com os frequentes revivals e reboots, muitos leitores estão vendo seus livros prediletos tendo chance de fazer sucesso mais uma vez com uma nova adaptação.

E este ano tivemos a confirmação de diversas obras tão prestigiadas e esperadas de produções que terão seus momentos no audiovisual.


Daisy Jones & The Six

De uma das obras mais populares de Taylor Jenkins Reid, Daisy Jones & The Six já é uma das adaptações que estão chegando mais esperadas pelos fãs. A história segue uma banda de rock da década de 1970, desde sua ascensão, até se tornar uma das bandas mais famosas e lendárias do mundo.

Anunciada em 2018, tendo Reese Witherspoon como uma das produtoras executivas, a produção será uma minissérie de 13 episódios acompanhando a banda em forma de documentário musical.

Sam Clafin como Billy Dunne - conhecido por Jogos Vorazes e Como Eu Era Antes de Você - faz parte do elenco principal junto de Riley Keough como a grande protagonista Daisy Jones, Will Harrison como Graham Dunne, Suki Waterhouse como Karen Sirko, Josh Whitehouse como Eddie Roundree, Camila Morrone será Camila Dunne, e Sebastian Chacon será Warren Rhodes. Com o elenco pronto e ensaiado, as filmagens começaram em setembro deste ano.

Logo, Daisy Jones & The Six poderá ser assistida na Amazon Prime Video, possivelmente em meados de 2022.


Percy Jackson

Uma das séries de livros infanto-juvenil mais famosas da atualidade, escrito por Rick Riordan, Percy Jackson e os Olimpianos acompanha a vida do protagonista Percy Jackson em meio a batalhas, após ele descobrir ser um meio-sangue, ou seja, filho de um Deus grego.

Essa obra popular já teve uma tentativa de adaptação falha que decepcionou muito os fãs árduos e que se tornou um exemplo de produção infiel ao material original.

Em 2020, o autor confirmou uma nova adaptação, pela Disney+, dessa vez em formato de série, diferente da primeira tentativa em formato de filme. Em estágios iniciais, não se sabe praticamente nada sobre a produção, apenas que rascunhos de roteiros estão sendo feitos e que estão procurando atores condizentes com as idades dos personagens nos livros, novamente diferente da primeira adaptação que envelheceu todos os personagens.

Agora em outubro, Riordan confirmou James Bobin como o primeiro diretor da adaptação. Também já revelou que, caso faça sucesso, a série terá um total de 5 temporadas, uma para cada livro. E com uma possível estreia em 2022 ou 2023, a série inclusive deve contar com um grande orçamento por parte da Disney+.

Riordan e sua esposa, Becky Riordan, estão participando do processo de desenvolvimento, o que tranquiliza e anima muitos fãs que estão cada vez mais animados para a série.


As Crônicas de Nárnia

Uma série de sete livros de fantasia por C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia, é sem dúvidas uma das mais famosas no mundo da literatura, se configurando uma das obras literárias mais bem sucedidas e conhecidas de todos os tempos. O enredo se passa no reino de Nárnia, um mundo cheio de fantasia e magia. E segue a história de diversas crianças se aventurando pelo mundo fictício.

Sendo uma obra tão renomada e um grande clássico, já foi adaptada para rádio, televisão, teatro e cinema, sendo a última a mais popular entre todas, com uma série de três filmes que foram muito populares nos anos 2000.

Há algum tempo, em 2018, a Netflix adquiriu os direitos de todos os livros da franquia, fechando um acordo para novas adaptações de filmes, como também de séries. Esse reboot recontará toda a história que já foi adaptada e ademais as histórias que não tiveram chance, já que a série de livros conta com um total de 7 romances.

Sem nenhum anuncio de elenco ou uma possível data de estreia para esses novos longas e séries, na produção iremos contar com Mark Gordon e Matthew Aldrich.


De Volta Aos 15

A obra nacional, De Volta Aos 15 de Bruna Vieira, acompanha a personagem Anita, de 30 anos que acaba voltando no tempo para quando tinha apenas 15 anos. A jovem tenta consertar a vida de todos ao seu redor, porém, cada mudança no passado impacta o futuro de todos, e nem sempre para melhor.

Anunciada em fevereiro deste ano, a série pela Netflix já possui um teaser trailer e Maisa Silva no elenco principal, fazendo o papel da adolescente Anita, já o papel da personagem adulta conta com Camila Queiroz protagonizando. Ao resto do elenco que se divide entre a versão adolescente e adulta, se dispõe Klara Castanho, Yana Sardenberg, João Guilherme, Bruno Montaleone, Amanda Azevedo, Mariana Rios e entre outros.

A série tem sua estreia marcada no streaming de vídeo para 2022 e já é uma das produções nacionais mais esperadas.
 

O Verão Que Mudou a Minha Vida


A trilogia Verão, por Jenny Han, apesar de não ser tão famosa quanto Para Todos Os Garotos Que Já Amei, da mesma autora, conquistou sua leva de fãs e seu lugar na lista de novas adaptações. A história envolve a adolescente Isabel Conklin em um triângulo amoroso, enquanto passa seus verões com a sua família e a família do melhor amigo de sua mãe.

Em mais um projeto original, a Amazon Prime Video, deu início ao desenvolvimento da adaptação em fevereiro deste ano. O piloto foi escrito pela própria autora da obra original que também participará da produção.

Apesar de ainda não ter uma data de estreia, em julho, o elenco foi anunciado e fotos dos atores em seus personagens foram divulgadas. Teremos Lola Tung no papel da protagonista, além de Christopher Briney, Gavin Casalegno e Sean Kaufman fazendo parte do elenco jovem.


Heartstopper

A famosa HQ Heartstopper, por Alice Oseman (escritora e ilustradora), chegou ao Brasil esse ano pela Editora Seguinte. A história acompanha Charlie Spring, um adolescente britânico abertamente gay em uma escola só para garotos e Nick Nelson, um aluno popular do time de rugby que um dia se sentam lado a lado na escola - dando início a uma jornada de mudança de vida e romance.

No começo de 2021, foi anunciado que a adaptação da série de quadrinhos ficaria por conta da Netflix, que colocou em desenvolvimento uma série de 8 episódios com a própria autora atuando como roteirista da produção. E logo em abril, foi anunciado o elenco com Joe Locke e Kit Connor como os protagonistas Charlie e Nick. O resto do elenco inclui Yasmin Finney, Sebastian Croft, William Gao, Corinna Brown, Kizzy Edgell, Cormac Hyde-Corrin, Rhea NorwoodTobie Donovan.

As filmagens tiveram início em abril e foram finalizadas em junho, colocando em expectativa uma possível estreia no final de 2021, apesar de ser mais provável em 2022.


Academia de Vampiros


Academia de Vampiros é uma série de livros jovem adulta e de romance paranormal, por Richelle Mead. Conta a história de Rose Hathaway, uma adolescente dhampir, que está treinando para ser a guardiã de sua melhor amiga moroi, Lissa Dragomir, quando elas são trazidas de volta para sua escola, St. Vladimir's Academy, depois de fugir dois anos antes.

Em 2014, foi feita uma adaptação em filme do primeiro livro que foi um total fracasso de público e bilheteria, tendo arrecadado apenas US $ 15,4 milhões em todo o mundo contra um orçamento de US $ 30 milhões. Se tornando um exemplo de produção que não foi tão fiel ao seu material original e teve seu cancelamento.

Apesar disso, em maio deste ano, foi anunciado oficialmente uma série pela Peacock e desenvolvida por Julie Plec, conhecida pelo seu trabalho de sucesso na série Diários de um Vampiro, o que deixou os fãs entusiasmados para dessa vez não correr o risco de um cancelamento. Além disso, Billie Woodruff, que dirigiu episódios de Empire e Black Lightning, deve dirigir o piloto.

Em agosto, o elenco principal foi revelado, com Sisi Stringer interpretando Rose Hathaway e Daniela Nieves como a melhor amiga de Rose, Lissa. Ademais Kieron Moore, André Dae Kim, J. August Richards, Anita-Joy Uwajeh, Mia McKenna-Bruce, Rhian Blundell, Jonetta Kaiser e Andrew Liner também farão parte.

As filmagens começaram em setembro e eventualmente podemos esperar uma data de estreia confirmada.

 Capas de A escola do bem e do mal. (Foto: Reprodução/Editora Gutenberg)

Capas de A escola do bem e do mal. (Foto: Reprodução/Editora Gutenberg)


A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal é uma hexalogia de livros de conto de fadas de Soman Chainani. A série se passa em um local fictício, conhecido como Endless Woods. A trilogia original segue as aventuras das melhores amigas Sophie e Agatha na Escola do Bem e do Mal, uma instituição encantada onde as crianças são treinadas para se tornarem heróis ou vilões de contos de fadas, respectivamente.

Os primeiros rumores de uma adaptação ocorreram logo após o lançamento dos livros, mas realmente tomaram forma quando a Netflix comprou os direitos e em 2020 anunciou o elenco das personagens principais, Sophie e Agatha, com Sophia Anne Caruso e Sofia Wylie as interpretando, nessa ordem. E logo no começo de 2021, as famosas e premiadas Kerry Washington e Charlize Theron também foram confirmadas no elenco.

As gravações já ocorreram e foram finalizadas e o filme foi revelado para ser lançando em 2022.


Feios

Feios é uma série de livros de ficção cientifica, por Scott Westerfeld. A trama se passa em um mundo distópico, 300 anos no futuro, onde existe uma operação plástica obrigatória aos dezesseis anos, que torna todas as pessoas bonitas e “perfeitas”, em razão de um padrão ideal de beleza.

Em 2006, a 20th Century Studios adquiriu os direitos dos livros logo após seus lançamentos, entretanto, a produção não foi para frente e em 2020 foi anunciado que a Netflix possuiu os direitos para a adaptação.

De acordo com fontes da Deadline, a nominada ao Emmy, Joey Kingsendo uma grande fã dos livros, mostrou o roteiro e a obra para a Netflix e conseguiu a adaptação, não só se tornando produtora executiva, mas também atuando no papel principal de Tally Youngblood. E, recentemente, em outubro, foi anunciado mais três adições ao elenco Brianne Tju, Chase Stokes e Keith Powers com personagens não confirmados.

Até este momento sem mais novidades na produção, pode se imaginar uma estreia para o final de 2022 ou até mesmo, para depois disso.
 

A Roda do Tempo

Da obra homônima de Robert Jordan, The Wheel of Time consiste em uma série de quatorze volumes, os três últimos tendo Brandon Sanderson como co-autor. De alta-fantasia, o enredo se passa em um mundo sem nome que, devido à natureza cíclica do tempo, conforme retratado na série, é simultaneamente o passado distante e o futuro distante da Terra.

Contando com Rosamund Pike no elenco principal, a série vai seguir sua personagem Moiraine, um membro da Aes Sedai, uma poderosa organização de mulheres que podem usar magia. Ela, então, leva um grupo de cinco jovens em uma viagem ao redor do mundo, acreditando que um deles pode ser a reencarnação do Dragão, um indivíduo poderoso profetizado para salvar o mundo ou destruí-lo.

Além de Pike, o elenco também possui Josha Stradowski, Marcus Rutherford, Zoë Robins, Barney Harris e mais.

A produção que foi confirmada há alguns anos, em 2017, hoje já conta com trailer e data de estreia para 19 de novembro deste ano na Amazon Prime Video. Com um episódio por semana, a sua segunda temporada já foi confirmada antes mesmo do seu lançamento. Dessa maneira, mostrando que a plataforma prevê um grande sucesso.

 
Teaser Trailer Oficial de A Roda do Tempo. (Reprodução: YouTube/ Amazon Prime Video Brasil)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »