Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/11/2021 às 13h35min - Atualizada em 10/11/2021 às 13h11min

Cinco reservas ecológicas brasileiras

Confira cinco reservas ecológicas brasileiras que você não pode deixar de conhecer

Ana Clara Borges - Editado por Matheus Da Fonseca
Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (Fonte: pt.wikipedia.org)
Reservas Ecológicas são áreas verdes preservadas e protegidas pelo governo, com intuito de garantir que as ações do homem não devastem a região. Os locais são administrados por um órgão responsável e são abertos ao público para visitação.

O Brasil, possui cerca de 298 unidades de preservação resguardadas pelo governo federal.


O Parque Nacional do Itatiaia é considerado a primeira reserva ecológica brasileira. Além dele, o Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional Serra Geral, são ótimas opções para quem gosta de se aventurar e apreciar lindas paisagens.

Conheça um pouco mais sobre essas Reservas Ecológicas incríveis.

Parque Nacional do Itatiaia, entre SP, RJ e MG

Criado em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado a primeira reserva ecológica do Brasil. Localizado na Serra da Mantiqueira, no sudeste do país, entre os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Sua área é composta por 12 consideráveis bacias hidrográficas regionais e é dividida em Região de Planalto e Região Baixa.

O relevo do local é caracterizado por elevações rochosas e montanhas, com uma variação de 600 a 2791 metros de altitude, no seu ápice.

Parque Nacional Serra da Canastra, MG

Situado no sudoeste mineiro, o Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 e possui parte do seu território em três municípios: Sacramento, São Roque de Minas e Delfinópolis.

O parque apresenta altitudes que variam entre 900 e 1496 metros, relevo acidentado e vegetação preponderante de campos rupestres, com matas ciliares e manchas de cerrado.

Essas características beneficiam a observação de animais selvagens presentes na região e produzem uma paisagem excepcional, com muitas cachoeiras e grandes vistas panorâmicas.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, MT

Criado em abril de 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães localiza-se entre os munícios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no Estado de Mato Grosso.

A reserva apresenta diversos canyons e ruínas de várias formas diferentes, caracterizado por um relevo com grandes encostas e escarpas de arenito vermelho que vão de 600 a 800 metros de altitude.
 
O local abriga grande parte das nascentes dos rios Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco.

Parque Nacional Iguaçu, PR

Localizado na região do Extremo Oeste Paranaense, o Parque Nacional do Iguaçu protege um dos mais consideráveis sobreviventes da Mata Atlântica na América do Sul.

Cenário das Cataratas do Iguaçu, uma das paisagens mais espetaculares brasileira, o parque também é habitado por importantes espécies da biodiversidade brasileira.

Parque Nacional Serra Geral, RS e SC

O Parque Nacional da Serra Geral está situado na divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e foi criado em 1992.
 
É constituído por um ecossistema de beleza especial e um relevante território com variedade de seres vivos presentes na natureza, atribuído a fins culturais, científicos e recreativos.



Gostou dessas admiráveis paisagens naturais brasileiras? Que tal incluir esses parques nacionais na sua lista de destinos para visitar?

 

Referências:
 
REDAÇÃO PENSAMENTO VERDE. “Confira as belezas das reservas naturais do Brasil”. Pensamento verde, 2014. Disponível em: . Acesso em 05/11/2021.

CANALE, Felippe. “Conheça 10 reservas ecológicas brasileiras. Proteja e curta a natureza!”. Yahoo! Notícias, 2012. Disponível em: <
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/para-curtir/conhe%C3%A7a-10-reservas-ecol%C3%B3gicas-brasileiras-proteja-e-curta-135136949.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAJ6lJBjcPVgAKCPkhgP-rl2uxDJJuGHStbOAuvavb5h0yqD4nLlsjhTrj6jzO0j_JOR_QyNZNCAj5XXD_keXRvcyVSsfpKF-Cy0C1bRjOb7f4xRvMVL0T9FmvjI1dbjEinXyWCzqWzklCmgjgkA-DZvyjibsf95IBxaFTCfZKdNV>. Acesso em 05/11/2021.
 
ICMBIO. “O Parque Nacional do Itatiaia”. ICMBio. Disponível em: <
https://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/ >. Acesso em 09/11/2021.

ICMBIO. “Parque Nacional da Chapada dos Guimarães”. ICMBio. Disponível em: <
https://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante.html>. Acesso em 09/11/2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »