11/11/2021 às 18h42min - Atualizada em 11/11/2021 às 18h11min

Intercâmbio no Brasil, o que atraí jovens estrangeiros ao país

Quais os motivos que levam a um jovens de outros países a optar pela experiência internacional no território brasileiro.

Larissa Pessoa - Editada por Victória Silva
Fonte: Blog do Departamento de Ciências Biológicas / Reprodução: Google
Conhecer outro país, morar, vivenciar outra cultura é o sonho de muitos jovens, esse desejo não existe apenas entre nós brasileiros, muitos estudantes ou estagiários buscam se aventurar pelo mundo e conhecer outras realidades, paisagens e costumes.

O Brasil, embora subdesenvolvido, ainda é uma opção para muitos ao redor do mundo, seja pela centralidade na América Latina, seja pela diversidade étnica e cultural ou até mesmo pelas necessidades sociais, isso porque além dos intercâmbios de estudos existem muitos de trabalhos sociais.

Dependendo desses aspectos citados existem muitos perfis de intercambistas, para cada um uma experiência, uma interpretação da cultura, um serviço oferecido ao país ou um levante em suas carreiras profissionais em seu país de origem.

Para conhecer um pouco mais sobre experiencias como essas, Carlos Maia, natural do Timor Leste, país do sudoeste asiático que também já foi colônia portuguesa, nos contou um pouco sobre sua experiencia como estudante no Brasil.

Segundo ele no processo seletivo para realizar o intercâmbio foram ofertados alguns países, como, Portugal, Filipinas, Tailândia e Brasil, nesse processo o Brasil lhe atraiu mais pela recepção da cultura.



“É uma sociedade Receptiva, simpática, aberta e calorosa”

Carlos afirmou que as experiências em relação a independência no país foram as que mais agregaram em sua bagagem de experiências que carregou de volta para seu país.

“É por causa da independência, acadêmica e financeira que vivi no Brasil que eu sou quem sou hoje em dia.”



Para os choques culturais, ou apenas diferenças mais notáveis, Carlos destacou a independência dos estudantes, a liberdade dentro das universidades e algumas questões sobre relacionamentos, seja em relação a idade, sobre como se dirigir aos mais velhos, seja sobre relacionamentos amorosos.

Mas tais fatores são mínimos diante da experiência que ele viveu, o estudante gostou tanto do tempo em que morou na cidade de Campina Grande na Paraíba, que disse que se considera campinense e que pretende voltar, além da cidade ele chegou a conhecer os alguns lugares como o Rio de Janeiro que é o cartão postal de qualquer turista que chega nas nossas terras. Carlos disse ter amado a experiência e sobre recomendar o país para outros estudantes em seu país.



O Brasil é um país considerado singular no que diz respeito a esses aspectos culturais, poucos países oferecem uma experiencia tão ampla de contato com tanta diversidade, além de um território com dimensões continentais que permitem que o intercambista conheça “vários países” em um só, segundo o dados do ministério do turismo  só em 2014 o número de estudantes estrangeiros a optarem pelo Brasil era de 115 mil, isso sem incluir outras modalidades de intercâmbio como voluntariado ou estágios, a passagem pelo país amplia as concepções limitadas e por vezes estereotipadas de pais tropical e aproximam o mundo da nossa realidade, uma vez que quem vem espalha suas aventuras para outras pessoas ao redor do mundo. Essa junção de belezas naturais, festa, alegria, cultura e qualificação, ainda fazem do país destaque no continente e ainda soa aconchego, calor e receptividade para quem vem dos lugares mais distantes desse mundo globalizado.

Referências:

Você sabe o que os intercambistas procuram no Brasil?. fidelity.com.br. Não tem data disponível. Disponível em <https://www.fidelity.com.br/intercambistas-no-brasil/> . Acesso em: 11/11/2021
 
Onde ficam e o que fazem os intercambistas no Brasil?. blog.descubraomundo.com. Não tem data disponível.  Disponível em <https://blog.descubraomundo.com/intercambio/intercambistas-no-brasil/ >  . Acesso em: 11/11/2021
 
De malas prontas para estudar no Brasil – e fazer turismo pelo país. www.gov.br. 2015 .Disponível em: < https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/de-malas-prontas-para-estudar-no-brasil-e-fazer-turismo >  . Acesso em: 11/11/2021
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »