Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/11/2021 às 10h45min - Atualizada em 26/11/2021 às 08h30min

50 anos do primeiro microprocessador da Intel

Os processadores desenvolvidos pela empresa já percorreram um longo caminho desde sua apresentação inicial ao mundo e continuam surpreendendo no quesito inovação a cada dia.

Clara Beatriz Ferreira - Editado por Manoel Paulo
(Foto: Divulgação/Pocket-lint)

A Intel comemorou durante o evento Intel Innovation deste ano, o aniversário de 50 anos do lançamento do primeiro microprocessador a ser criado e disponibilizado pela empresa.  Cinco décadas após revolucionar o mercado, o Intel 4004 é considerado um símbolo dos avanços tecnológicos ao longo do tempo. 

 

Em 1969, a Nippon Calculating Machine Corp – fabricante de calculadoras – procurou a Intel para o desenvolvimento em conjunto de circuitos integrados para o seu novo modelo, a Busicom 141-PF. A partir do invento, foi possível o desenvolvimento e a criação de softwares com diversas funções. 

A empresa apresentou ao mundo seu primeiro microprocessador divulgado comercialmente com uma programação flexível e cerca de 2 mil transistores, o que em comparativo com suas fabricações atuais, chegam a contabilizar dezenas de bilhões em uma superfície minimalista e compacta. 

O feito realizado pela Intel se mostrou um marco histórico para a indústria, que indicam os processos de uma série de inovações que possibilitam a acessibilidade de processadores de alta capacidade na palma da mão, dentro dos mais diversos equipamentos utilizados no dia a dia.

“Em 1970 ficou claro que os microprocessadores mudariam a forma como desenvolvemos sistemas de hardware para software. Mas a velocidade com que os microprocessadores se desenvolveram ao longo do tempo e foram adotados por todo o setor foi realmente surpreendente”, afirmou Federico Faggin, antigo engenheiro da Intel responsável por desenhar e produzir o Intel 4004 com Tedd Hoff e Stan Mazor.

“O 4004 teve papel transformador na indústria tecnológica e na vida das pessoas. Foi como um motor da transformação digital”, declarou Carlos Augusto “Guto” Buarque, diretor de marketing da Intel Brasil. Para ele, o avanço tecnológico é consequência da evolução dos microprocessadores, potencializados pelos meios modernos.

O processador, do tamanho de uma unha humana, podia ser programado de maneira mais flexível e, por isso, podia executar mais do que uma única tarefa — como calcular a raiz quadrada de um número. E estabeleceu uma nova metodologia de design lógico que acabou sendo usada pelas gerações subsequentes da computação.

Segundo a Intel, o 4004 desempenhou um papel revolucionário onde foram necessários quase cinco anos para que a Intel ensinasse aos seus engenheiros como construir novos produtos baseados em microprocessadores. A tecnologia desenvolvida serviu como base para modelos posteriores como o Intel 8080, o Intel Z860 e o Intel 8086 – que serviu como ponto inicial para a criação do primeiro computador.

Os novos chips apresentados pela Intel em Outubro, trazem em seus lançamentos uma nova estratégia da empresa, com chips híbridos que contam com núcleos de desempenho (os P-cores) e núcleos de eficiência (os E-cores). Não por acaso, essa é a mesma arquitetura da Arm, aproveitada pela Apple em seus processadores da linha M.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »