Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/11/2021 às 21h27min - Atualizada em 28/11/2021 às 18h50min

De pênalti, Fábio Santos garante vitória do Corinthians

Timão chega à oitava vitória consecutiva em casa, mas desempenho do time não agrada torcida

Aliny Bueno - labdicasjornalismo.com
Fabio Santos chega à marca de 19 gols em 20 cobranças de pênalti. Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão
Na Neo Química Arena,  em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians venceu confronto contra o Athlético-PR pelo placar mínimo de 1 a 0. Com a presença da Fiel, na tarde deste domingo(28), o time da casa não encantou e conseguiu o gol em cobrança de pênalti anotado por Fábio Santos. O resultado mantém o Corinthians na quarta colocação com 56 pontos e na disputa por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2022.

Apesar do retrospecto positivo como mandante, a torcida não esta satisfeita com o desempenho do time e levou faixas de protestos para a saída do técnico Sylvinho e de jogadores veteranos. Nos últimos cinco jogos, a equipe venceu três e perdeu os outros dois. Já o Athlético-PR acumulou a quarta rodada seguida sem vitória e esta cada vez mais próximo da zona de rebaixamento. Na 14ª posição e com 42 pontos, o time paranaense esta apenas dois pontos à frente do Juventude, o primeiro do Z-4. 

PRIMEIRO TEMPO

Mandante da partida, o Corinthians atuou com superioridade frente ao adversário, teve domínio das principais jogadas, volume ofensivo e explorou seus principais atletas da linha de frente. No entanto, encontrou o Athlético-PR com postura defensiva e forte marcação, o que dificultou as finalizações alvinegras

Durante toda a primeira etapa, o Timão manteve boa atuação, com maior posse de bola (72%) apertou o adversário e demonstrou mais poder ofensivo, enquanto o time paranaense pouco arriscou ao gol de Cássio. Aos seis minutos, Renato Augusto arriscou chute de fora da área e, após desvio, o goleiro Santos mandou a bola para a linha de fundo. Du Queiroz também levou perigo ao chutar de fora da área. 

O Corinthians continuou com pressão no campo de ataque e, aos 33' recebeu passe de Renato Augusto, invadiu a área e chutou  na trave. Essa foi a única chance que o centroavante teve durante os primeiros 45 minutos. Sem ritmo e qualidade de jogo, o Athlético-PR sofreu até os minutos finais. Roger Guedes ainda tentou para o Timão, mas parou nas mãos de Santos, e a partida seguiu sem gols para o segundo tempo. 

SEGUNDO TEMPO

 O Athlético-PR retomou com o mesmo posicionamento e estratégia tática: defensiva, pouco agressiva  e com falta de criatividade para construir jogadas ofensivas.

Apesar disso, os alvinegros tiveram dificuldades nos minutos iniciais para assumir a mesma agressividade apresentada antes. Entre chances desperdiçadas, o lance do jogo ocorreu aos 17', quando o camisa oito tentou cruzamento dentro da área, a bola tocou no braço de Marquinhos que deu carrinho e o árbitro assinalou pênalti. O lance contou com questionamentos e especialistas alegaram não haver irregularidade na jogada.

No entanto, mantida a penalidade, Fábio Santos cobrou com precisão no meio do gol para abrir o placar. Cobrador oficial no time, o lateral mantém retrospecto positivo em cobranças de pênalti. Durante as suas duas passagens pelo clube (2011 e 2020), Fábio soma 19 gols em 20 cobranças.

Na segunda etapa, William entrou em campo e deu mais velocidade para o time, que pressionou ainda mais depois o gol. Com troca de passes rápida, o Timão movimentou o jogo ofensivo, porém, não conseguiu ampliar a vantagem. Já nos acréscimos, o Athlético-PR teve duas chances de empatar o marcador. Em lance com Jader, mas a bola saiu por cima da meta de Cássio, e com Nicolas que, apesar do desvio, a bola passou rente à trave esquerda.

Mesmo com os três pontos conquistados, o Corinthians não conseguiu emplacar frente ao adversário com baixo desempenho e precisa apresentar mais futebol para assegurar a confiança dos mais de 30 milhões de fiéis torcedores. 

PRÓXIMOS CONFRONTOS
  O próximo confronto do Athlético-PR acontece em casa, contra o Cuiabá, na sexta-feira(3), às 19h, na Arena da Baixada. O Corinthians volta a campo no próximo domingo(5), contra o Grêmio, às 16h, na Neo Química Arena. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »