Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/12/2021 às 09h25min - Atualizada em 08/12/2021 às 09h01min

Conheça o Deserto de Atacama, incrível destino no Chile

Lívia Cecon - Editado por Matheus Da Fonseca
Reprodução Blog Vida ao Ar livre

Embora os destinos mais procurados pelos turistas ainda se concentrem na Europa, existem lugares fantásticos a serem desbravados ao redor do mundo, como o Deserto de Atacama, no Chile. Entre lagoas, formações rochosas, salinas e um céu estrelado de tirar o fôlego, o deserto se destaca cada vez mais na lista de lugares que valem a pena conhecer.

 

O Deserto de Atacama fica na região de San Pedro de Atacama, no norte do país e a 1600 km da capital Santiago. Pela grande quantidade de turistas na região, a cidade oferece uma ótima infraestrutura de hotéis e restaurantes, apesar de ser um tanto rústica e simples. No centro de San Pedro você também encontra construções centenárias e artesanatos locais.

 

E vamos a uma das principais questões: qual a melhor época para se programar essa viagem? 

Bem, independente da estação do ano, por se tratar de um deserto, as temperaturas sempre mudam muito durante o dia. No verão, dias mais quentes e chuva (temperaturas entre 5°C e 27°C). No inverno, noites mais frias (entre 1°C e 25°C). Nos meses de primavera e outono, o clima fica um pouco mais ameno. 

 

Partindo para as maravilhas do lugar, o roteiro se inicia no Salar de Atacama, o terceiro maior salar do mundo com 3.000km², rodeado por montanhas e povoado por alpacas, lhamas, flamingos (que dão um show) e várias outras espécies de animais. Outro salar que merece a sua visita é o Salar de Uyuni, com seus impressionantes 10.000km 2, com paisagens que se perdem no horizonte. A beleza da região é fruto da evaporação de antigos lados a 3600 metros de altitude, responsáveis por formarem uma paisagem belíssima que se confunde com o céu. 



O local também reserva maravilhas da natureza como vulcões inativos (existem passeios que levam o turista no topo dessas formações, dica: Cerro Toco, considerado o vulcão mais acessível da região) e fenômenos naturais como os famosos jatos d'água,  fenômeno que acontece porque a água atinge altas temperaturas no solo vulcânico, ganhando assim pouco a pouco pressão até literalmente explodir à superfície.



Os passeios no Atacama são organizados por agências de receptivo. Existem dezenas no centrinho de San Pedro de Atacama. A maioria das agências tem um calendário flexível de passeios, formando grupos de acordo com a procura. Outras têm saídas fixas a cada dia da semana.

 

Bom, agora que você já tem as principais dicas sobre esse destino, agora é só marcar a viagem! Recomendamos que você contrate um guia para ter uma experiência mais rica e segura. Alguns passeios, aliás, só podem ser feitos na presença de um. Não se esqueça também de levar protetor solar, roupas quentes e confortáveis e calçados ideais para caminhada. Reserve também ao menos 7 dias na sua agenda para poder conhecer tudo com calma.

Aproveite!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »