Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/12/2021 às 09h44min - Atualizada em 13/12/2021 às 09h14min

Testes com urnas eleitorais não mostram risco ao resultado da eleição

Foram 29 planos de ataque, dos quais apenas cinco foram concluídos com achados relevantes, mas não graves, segundo o próprio ministro

Pedro Ferreira - Editado por Ynara Mattos
Foto : Antonio AugustoAscomTSE
O (TSE) tribunal superior eleitoral apresentou os resultados dos testes realizados nas urnas eletrônicas no último dia (29/11). Os testes contaram com a presença de 26 investigadores que planejaram planos de ataques contra as urnas durante seis dias com objetivos de descobrir falhas nos sistemas.


Luís Roberto Barroso, presidente do TSE apresentou os testes realizados entre os dias 22 a 27 de novembro. “São ataques importantes, para os quais precisamos encontrar mecanismos de bloqueio, mas só consideramos grave aquilo que tem potencialidade de alterar o voto do eleitor, mas nenhum deles alcançou isso’’, afirmou Barroso.
  
Essa é a sexta edição do (TPS) Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação. Que visa objetivo de fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação, da apuração, da transmissão e do recebimento dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral.
 
Durante a coletiva de imprensa, Júlio Valente, secretário de Tecnologia de Informação do TSE chamou a atenção para o fato de que nenhum dos achados desta sexta edição do TPS tem o potencial de alterar o resultado das eleições.

 

“Esse é um processo de colaboração: os investigadores vêm até nós, identificam pontos de melhoria e voltamos com essas informações para fortalecer o sistema eleitoral. Ficamos muito satisfeitos com os resultados, que mostram a maturidade dos sistemas que rodam nas urnas, bem como agregam pontos de melhoria para a nós”, frisou.
Os testes com as urnas eletrônicas são comuns, mas o tema voltou a ser mais debatido devido aos questionamentos do presidente Jair Bolsonaro sobre a segurança da votação nas últimas eleições presidenciais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »