Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/02/2022 às 19h46min - Atualizada em 28/01/2022 às 15h21min

A importância do estilista Thierry Mugler para a moda

Manfred Thierry Mugler um dos grandes nomes da indústria da moda. Deixou um legado com suas produções emblemáticas

Gabriella Lima - Editado por Flávia Pereira
Thierry Mugler, um dos grandes nomes para a indústria da moda (Foto: Reprodução/Instagram @muglerofficial)
Na noite do dia 23, um dos grandes nomes no mundo da moda nos deixou, Thierry Mugler. Conhecido por seus designs esculturais, extravagantes e pelo fetichismo na década de 1980. Sua carreira foi marcada pelos seus desfiles teatrais, criações únicas e pelos cortes precisos, sendo conhecido por ser um dos percussores na indústria, além de ser importante para alguns aspectos, como o conceito sexy na moda. 

Mesmo que você nunca ouviu falar de Manfred, provavelmente já se deparou com suas criações usadas por grandes celebridades como: o famoso vestido do filme "Proposta indecente" de Demi Morre, os figurinos da  "I AM...  World Tour" de Beyoncé e o vestido Grammy Awards 2019 da Cardi B.

A história

Manfred Thierry Mugler nasceu no dia 21 de dezembro em 1948, na cidade de Estrasburgo, França. Ele era facinado pelo diferente, chamativo, pelas artes criativas. E aos noves anos de idade descobriu a dança, o que fez entrar para o Ballet of the National Rhine Opera aos 14 anos. Ele se profissionalizou por seis anos, onde aprimorou como performace.

Junto com a carreira de dançarino, Thierry frequentava a Escola de Belas Artes em 1966, aos 18 anos. Na instituição ele teve diversas habilidades desenvolvidas e uma delas era desenhar suas peças. Com seus 24 anos, o jovem frances mudou-se para a capital francesa, onde trabalhou como fotógrafo profissional e tembém como vitrinista para a boutique Gudule.

Mas não demorou para Thierry Mugler começar a criar peças para a Gudule, e, posteriomente se tornou designer freelancer para lojas de Londres, Milão e Barcelona.

O começo da marca Thierry Mugler

No ano de 1973, Thierry Mugler apresentou a sua primeira coleção intitulada "Café de Paris". Inicialmente ele manteve seu nome fora da marca, pois como ele disse para à revista Numero, que a indústria precisava de um grande nome e Manfred não soava forte para uma marca francesa. 

Os seus desenhos afiados, angulosos e precisos de seus trabalhos era revigorador que acrescentava um toque juvenil às tendências da era: uma estética que passou a representar à sua marca. O estilista tinha muitas inspirações, como insetos e automóveis da era espacial eram os princiapais. Sua popularidade nascia pela sua ousadia, inovador e sua capacidade de canalizar a sexualidade. 

 

Além de ser um dos responsáveis por mudar a moda, as coleções de Thierry Mugler se tornou mais intrigantes em seus desfiles de moda, mais teatrais. Suas ideias eram únicas que somente Mugler tinha o poder de realizar. No início dos anos 2000, Manfred foi abordado pelo grandioso Cirque du Soleli para criar novos figurinos de seu novo espetacúlo "voltado para adultos" intitulado Zumanity. Parceria mais que perfeita, uniu o desejo de Mugler de criar peças exageradas e provocantes fez ser um dos seus maiores projetos.

Mesmo com todo reconhecimento, respeito pela indústria da moda, sua marca começou a sofrer com a recessão. E com isso, Mugler teve a difícil decisão de anunciar sua última coleção e se afastar por completo da moda. Thierry não desejava continuar em um mercado que colocar o lucro sobre a inovação. Ele continuou a criar fragrâncias que abalaram o mundo - ele acreditava que era o jeito criativo e que parecia certo para ele - e decidiu que o lado masculino na marca Thierry Mugler teria o olhar de Thomas Engelhart e depois de Rosemary Rodriguez.

No ano de 2010, estilistas de grande influência estavam namorando o estilo arquetípico de Mugler, tentando replica suas incríveis produções com a moda feminina. Thierry Mugler não produzia a anos, mas ele continua a dita tendências e a inspirar de várias maneiras. E assim, nasceu a marca Mugler. Nicole Formichetti - que era estilista da Lady Gaga e criadora o ícone vestido de carne - foi contratada para lançar a grife, frente as coleções de moda feminina e masculina. Formichetti deu um toque novo para o estilo da marca, que abriu o caminho para o sucesso de David Koma e o atual diretor criativo, Casey Cadwallader.

 


Em 2018, Cadwallader colocou Mugler a uma direção nova e estimulante que era considerada ao mesmo tempo moderna que leva real estética da marca. Como Sophie Turner com um vestido preto da Mugler, Chloe Sevigny em um blazer Mugler e em Cannes ou a diva Beyoncé que estava vestida literalmente dos pés a cabeça com o look animal print Mugler durante a OTR Tour. 

 


A relação de Kim K. e Manfred não ficou só apenas em uma noite. Kim o convenceu a sair da sua aposentadoria da moda depois de anos, para que ele pudesse criar seu vestido para o Meet Gala de 2019. O tema daquele ano era o ensaio de 1964 de Susan Sontag "Notes on Camp", A socialite acreditava que suas habilidades encaixaria perfeitamente com o tema e combinava com sua silhueta extravagante.

A peça era intitulada "wetlook", ou look molhado, foi a inspiração da fantasia de camiseta molhada de Sophia Loren, em 1957, e como imaginavam, foi uma das peças mais comentada da noite. o vestido tinha gotas de água de cristal sobre uma base de silicone que levou 8 meses para ficar pronta, para entregar o feito e exigiu que Kim tivesse tempo para fazer o treinamento do espartilho. E essa colaboração só fez com que as pessoas quisesem mais das criações de Mugler. 

 


Thierry Mugler foi um grande nome para a moda e suas produções inspiraram e ainda continua inspirando designers renovados e futuros estilistas. Ele deixou um legado com sua história, talento, ousadia e criações desafiadoras e sensuais, que eram uma verdadeira obra de arte. Ele vai continuar vivo na moda com as suas peças emblemáticas que era só dele.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »