Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/02/2022 às 19h00min - Atualizada em 14/02/2022 às 17h37min

1984: Conheça o livro de George Orwell que deu origem ao Big Brother

A teorização por trás do desenvolvimento do reality show mais popular do mundo

Lívia Nogueira - editado por Larissa Nunes
Representação da sociedade de do livro "1984". (Foto: Alamy / Reprodução New Yorker).

Mundialmente conhecido, o Big Brother é uma das produções televisivas que mais rende alcance e engajamento público, precipuamente quando se trata do território brasileiro. O que grande parte dos espectadores não sabem, é que esse formato de programação foi inspirado em certos aspectos na obra de George Orwell, “1984”. Isso porque as narrativas possuem aspectos complexos quanto aos comportamentos humanos; seja qual for o âmbito de análise - psicológico, sociológico, psicológico, químico e até sexual -, os produtos rendem interpretações.

A obra literária foi escrita no século 20 e narra a realidade de uma sociedade que vive sob o comando de um regime totalitário. Isso não é tão distópico, até que observe-se que essa dominação advém de um sistema digital integrado, o qual consiste na vigilância permanente da população por um líder supremo, chamado de “Grande Irmão”, que distorce fatos e orienta a ação dos indivíduos por meio, principalmente, da censuraDe acordo com o professor de Direito e desembargador no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Wiedemann Neto, “a descontextualização e a distorção de dados podem ser recursos de dominação das pessoas mais desavisadas e alienadas acerca dos acontecimentos políticos”. Essa teoria sobre o livro “1984” é diretamente interpretada no sentido da estruturação do reality show BBB, que também se orienta no isolamento total dos participantes com relação ao espaço externo e do acompanhamento em tempo real e integral do cotidiano e da convivência dos indivíduos confinados.

O próprio controle exercido para a movimentação da dinâmica do jogo no programa é comparada, por exemplo, a motivação do título dado à obra literária. “1984” advém de um cálculo desorientado que é feito pelo personagem principal do livro a fim de descobrir a data decorrente daquele período. Na verdade, o período é distante do que foi interpretado por ele e, nesse sentido, compreende-se o impacto da informação censurada e até manipulada, em certos momentos. Essa desinformação, para Wiedemann, também age como um fenômeno de dominação, que é facilmente observada na dinâmica do Big Brother.

Questões diversas ligadas aos fatores de vigilância, isolamento, manipulação e domínio de populações, sejam elas frações, ou completudes, podem ser como considerado anteriormente, como características a serem refletidas, já que foram para além dos espaços ficcionais e implementados em um espetáculo da realidade. A ideia é que o entretenimento seja apreciado, mas discutido e interpretado com referência a interpretações como essas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »